Fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) atinge meta de zero descarte de resíduos em aterros sanitários

Coisas de Agora

 

Alinhada com o compromisso ambiental global, a fábrica da Jaguar Land Rover instalada em Itatiaia, no Rio de Janeiro, atingiu em 2020 a meta de zero descarte de resíduos em aterros sanitários. A operação, iniciada em 2016, avaliou alternativas sustentáveis para a destinação de resíduos orgânicos à compostagem orgânica e materiais como papelão, plástico, metal, isopor, vidro e resíduo de construção à reciclagem.

 

Há dois anos, a fábrica intensificou as atividades para reaproveitar e destinar materiais de forma ambientalmente responsável. Entre elas, estão o reuso de embalagens para o armazenamento de matérias-primas – o Brasil recebe os materiais e, logo em seguida, devolve as embalagens para que a Inglaterra as reutilize novamente; a substituição do copo plástico por copo reutilizável; o uso de secador de mão para a redução de papel e campanhas de conscientização sobre coleta seletiva, que, consequentemente, aumentam a reciclagem na fábrica.

 

O projeto faz parte de um conjunto de ações para que a companhia se torne líder da indústria de inovação sustentável em todo o ciclo de vida de seus produtos. “Estamos orgulhosos do resultado alcançado pela equipe e continuaremos buscando formas de reaproveitar, reutilizar e minimizar a geração de resíduos, e, nos casos em que não for possível, destinar os resíduos de forma sustentável”, afirma Oscar Neto, Diretor de Operações da Jaguar Land Rover do Brasil.

 

Em parceria com todas as áreas da empresa para ampliar as ações de reciclagem de materiais, e redução na geração, a fábrica brasileira alcançou, seis meses antes do previsto, a meta de não destinar nenhum resíduo direto para aterros sanitários.

 

A empresa continuará buscando opções para reduzir e destinar seus resíduos de forma inovadora em 2021. Já em andamento, os resíduos não recicláveis, cerca de 9% do total produzido pela fábrica, são destinados às tecnologias sustentáveis, realizando o descarte de maneira mais ecológica, fora dos aterros. (Coisas de Agora)