Volkswagen conclui compra de 50% da chinesa JAC

AutoIndústria

 

Com a aprovação final do governo chinês na semana passada, foi concluída a compra de 50% dos ativos da JAC pela Volkswagen. A transação, anunciada no primeiro semestre, é um importante movimento da montadora alemã para acelerar o processo de eletrificação de sua produção mundial de veículos.

 

A JAC, no Brasil representada pelo Grupo SHC, é uma das empresas líderes em veículos elétricos na China e já atuava com a VW em joint-venture da qual a empresa alemã já controla 75%.

 

Com a aquisição recém-aprovada, a VW deve imprimir mais seu perfil nos veículos fabricados pela JAC no mercado chinês e que também seguem para outros países.

 

O Grupo SHC já apresentou aqui, por exemplo, a picape elétrica iEV330P, capaz de carregar 800 kg, o iEV40, versão elétrica do SUV pequeno T40, além de outros dois outros utilitários esportivos movidos a bateria.

 

As vendas, contudo, são ínfimas. De janeiro a outubro, aponta levantamento da Abeifa, somente 76 unidades dos quatro veículos foram negociadas, 52 somente do iEV40. (AutoIndústria)