Strada é o carro mais vendido do Brasil

O Estado de S. Paulo

 

A pandemia do novo coronavírus vem fazendo de 2020 um ano atípico em praticamente todos os aspectos, e isso inclui as vendas de automóveis novos. Em julho, pela primeira vez um SUV ocupou o posto de veículo mais emplacado do País. A primazia coube ao Volkswagen T-Cross. Em setembro, foi a vez de a picape Fiat Strada pular para a liderança. Enquanto isso, o T-Cross despencou para a 14ª posição.

 

De acordo com o balanço da Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionárias, no mês passado foram vendidas 11.873 unidades da picape. O modelo ficou à frente do Chevrolet Onix por 163 unidades (veja o ranking dos dez mais vendidos nesta página).

 

Em setembro, foram emplacados 198.792 veículos de passeio e comerciais leves. O volume é 14,6% superior às vendas de agosto, e somente 10,9% abaixo do registrado em setembro do ano passado, portanto no período pré-pandemia.

 

Ainda assim, no acumulado do ano, são 32,9% a menos que em igual período do ano passado. De janeiro a setembro foram 1.298.630 vendas. Em 2019, 1.934.890 emplacamentos.

 

Depois do Chevrolet Onix, que é líder de vendas há cinco anos consecutivos, em terceiro lugar apareceu o Volkswagen Gol, com 9.134 emplacamentos.

 

Graças ao bom desempenho de suas duas picapes (Strada e Toro), a Fiat foi a líder de vendas em setembro. A fabricante sediada em Betim (MG) emplacou 39.090 unidades e ficou com 19,7% de participação do mercado. Em segundo lugar vem a Volkswagen (com 33.978 veículos e 17,1%), seguida da Chevrolet (31.780 automóveis e 16%).

 

Opening Edition

 

A Fiat está lançando a Strada Opening Edition para celebrar as boas vendas de sua picape compacta. A série especial será limitada a 250 unidades e usa um nome já aplicado na Toro, mas como versão de lançamento. O modelo tem acabamento diferenciado e vem acompanhado por um kit especial. O preço, R$ 92.290, é exatamente R$ 10 mil a mais do que o do modelo sobre o qual ela foi criada, a versão Volcano de cabine dupla, topo de linha. A Fiat informa que se trata de uma edição de “colecionador”.

 

Para comparação, a versão Sport do Jeep Renegade, com motor 1.8 e câmbio automático de seis marchas, tem tabela de R$ 96.790. A Strada tem motor 1.3 de até 109 cv e câmbio manual de cinco marchas. A picape ainda não tem opção de câmbio automático, o que deve ocorrer apenas no ano que vem.

 

As novidades da série especial ficam por conta da pintura branca, contrastando com o acabamento na cor grafite no para-choque dianteiro e nas barras de teto. As rodas de liga leve são de 16 polegadas (a Volcano tem rodas de 15”). A série traz estribos laterais, retrovisores com acabamento preto brilhante e proteções nas soleiras com o nome da edição. Na traseira há um engate de reboque e a caçamba traz um divisor de carga.

 

Por dentro, há uma placa numerada no console. O volante de couro tem costura na cor prata, assim como a coifa do câmbio. Essa tonalidade está também nas pedaleiras.

 

No mais, a Strada Opening Edition traz os itens de série da versão de topo. Isso inclui controles de tração e estabilidade, quatro airbags e sensor de pressão nos pneus. A central multimídia Uconnect de 7 polegadas tem integração a Android Auto e Apple Carplay sem fio e pode conectar até dois smartphones por vez.

 

De série há ainda câmera e sensor de obstáculos na traseira, capota marítima e santantônio. Há Isofix com Top Tether, terceiro ponto de ancoragem que evita que o assento infantil incline para frente em caso de colisão, além de entrada USB.

 

Outro destaque é um kit exclusivo, composto por uma caixa, também numerada, que inclui boné, garrafa d’água, carteira, duas xícaras, chaveiro e carta nominal, tudo personalizado. O comprador pode optar por receber a picape em casa. (O Estado de S. Paulo/Vagner Aquino)