Honda comemora 50º aniversário de seus Centros de Promoção de Condução Segura

Blog do Ricardo Ribas

 

Em 1970, quando o Japão estava em um estágio de rápido crescimento na taxa de motorização, a Honda se tornou a primeira entre as fabricantes de automóveis e motocicletas a iniciar atividades para promover a direção e pilotagem seguras ao estabelecer o Centro de Promoção de Condução Segura. Ao longo dos últimos 50 anos, o Centro expandiu suas atividades em todo o Japão e pelo mundo.

 

Abordagem da Honda para segurança

 

A Honda tem uma visão ambiental e de segurança voltada a promover a alegria e a liberdade da mobilidade em uma sociedade sustentável na qual as pessoas possam aproveitar a vida. Para a concretização dessa visão, a Honda tem trabalhado sob o slogan global Segurança para Todos, que representa a abordagem da empresa em proporcionar segurança e confiança não apenas para pilotos e motoristas, mas para todos que compartilham as vias.

 

Com essa abordagem de segurança no trânsito, a Honda está se esforçando para concretizar uma sociedade livre de acidentes e se comprometeu com iniciativas de segurança que incluem tanto o desenvolvimento de tecnologia quanto atividades de promoção de segurança com foco no comportamento das pessoas.

 

Filosofia e iniciativas da Honda para promoção de atividades de segurança no trânsito

 

Há 50 anos, a Honda tem promovido atividades com foco no comportamento das pessoas, voltadas para a promoção de um trânsito mais seguro, apoiando todos os envolvidos na mobilidade com o objetivo de aumentar suas experiências, conhecimentos e consciência.

 

O Centro de Promoção de Condução Segura tem se baseado em treinamentos práticos e teóricos, disponibilizados em diversas oportunidades, e desenvolvimento de softwares de simulação.

 

Um importante exemplo do compromisso da marca é o estabelecimento de sete Centros de Educação de Trânsito no Japão, que têm suas raízes no Centro de Educação de Trânsito do Circuito de Suzuka, inaugurado em 1964 e usado para treinar diferentes públicos. Na área de desenvolvimento de software, a Honda apresentou, em 1996, pela primeira vez, o Honda Riding Simulator.

 

Por meio dessas iniciativas e em cooperação com suas concessionárias de motocicletas e automóveis, empresas locais, governos e escolas, a Honda forneceu educação e treinamento voltado à segurança no trânsito para mais de 6,57 milhões de pessoas no Japão até o momento.

 

A Honda criou uma divisão dentro do Centro de Promoção de Condução Segura dedicada a facilitar a promoção da segurança no trânsito fora do Japão. Ao longo dos anos, as atividades foram se desenvolvendo globalmente e chegaram no Brasil nos anos 70, com cursos volantes de pilotagem nas principais cidades do país.

 

No final dessa mesma década, a empresa começou a trabalhar com a formação de instrutores nas concessionárias da marca e nos anos seguintes as atividades foram ganhando cada vez mais força, até a inauguração, em 1998, do primeiro Centro Educacional de Transito Honda, na cidade de Indaiatuba (SP).

 

As operações foram evoluindo e, em 2006, a Honda abriu as portas do CETH em Recife (PE), seguida em 2013, por Manaus (AM). As unidades promovem a conscientização por meio de treinamentos, palestras e test ride ao público brasileiro.

 

A Honda também trabalha em parceria com diversas empresas privadas e órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros, o Detran, a Polícia Militar e as Forças Armadas, e outros que utilizam a motocicleta como ferramenta de trabalho.

 

Atualmente, mais de 300 mil pessoas já passaram pelas atividades dos Centros Educacionais de Transito Honda considerando as palestras, cursos e ações educacionais realizadas. Além disso, por meio de iniciativas digitais, mais de 20 milhões de pessoas foram impactadas nas redes sociais da marca.

 

Histórico das atividades de Promoção de Segurança no trânsito da Honda

 

  • 1964: Inauguração do Centro Educacional de Trânsito no Circuito de Suzuka
  • 1970: Estabelecimento do Centro de Promoção de Condução Segura da Honda
  • 1972: Formação do comitê para promover as atividades de segurança fora do Japão
  • 1985: Abertura do Centro de Condução Segura em Singapura
  • 1994: Abertura do Centro Educacional de Trânsito na Tailândia
  • 1996: Introdução do simulador Honda Riding
  • 1998: Abertura do Centro Educacional de Trânsito Honda em Indaiatuba (SP)
  • 2006: Abertura do Centro Educacional de Trânsito Honda em Recife (PE)
  • 2013: Abertura do Centro Educacional de Trânsito Honda em Manaus (AM)

(Blog do Ricardo Ribas)