Kia Sorento 2021 anuncia sua versão para os Estados Unidos

PlanetCarsZ

 

Após sua estreia na Europa, o KIA Sorento 2021 detalha suas especificações para os Estados Unidos. A quarta geração do SUV coreano chega à América do Norte com um amplo leque de opções de motor, múltiplas assistências à condução e as soluções de versatilidade que o tornaram em um dos mais populares de sua categoria.

 

Seu design é fiel ao estilo do Telluride, com traços quadrados e imponentes, lanternas traseiras verticais divididas e uma grade de grandes dimensões. A KIA oferecerá uma versão chamada X-Line, que eleva 25 mm sua altura em relação ao solo e ganha uma aparência mais aventureira. Conforme a versão, haverá até 6 desenhos de rodas de 17 a 20 polegadas para escolher.

 

Com 4.81 metros de comprimento, o KIA Sorento 2021 é praticamente do mesmo tamanho que o seu antecessor, embora a distância entre-eixos tenha sido estendida em 35 mm para melhorar o espaço interior. A marca assegura que seu SUV oferece o melhor espaço para pernas da categoria, tanto na parte dianteira como na traseira. Todas as versões incluem três filas de bancos, com a opção de configuração 5+2 ou 4+2 (com bancos tipo poltrona na segunda fila).

 

A linha de motores para o KIA Sorento 2021 é bem ampla. Contará com quatro configurações, todas de 4 cilindros, começando com um motor aspirado de 2.5 litros com 184 cv e 247 Nm, com transmissão automática de 8 velocidades e tração dianteira ou integral.

 

O motor mais potente da linha será um bloco turbo de 2.5 litros, capaz de gerar 285 cv e 422 Nm, acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem com 8 velocidades. Pode ser configurado com tração integral de maneira opcional e a KIA fala de um consumo médio de 10.6 km/l, que é 1.3 km/l melhor que o Sorento V6 que substitui.

 

Também haverá duas versões híbridas – só uma delas é plug-in – com motor turbo de 1.6 litros. A primeira, de 230 cv, utiliza uma bateria de 5 kWh e promete até 16.5 km/l na cidade. A segunda – plug-in – eleva seu poder até 264 cv e recorre a uma bateria de 8 kWh, com a qual pode rodar até 48 km em modo elétrico. Ambas as versões são associadas a uma transmissão automática de 6 velocidades.

 

É importante mencionar que o Sorento 2021 foi desenvolvido a partir da nova plataforma N3, compartilhada com o K5. Com ela se reduz em 3.1% o seu peso, se incrementa em 4% a rigidez e foram melhorados tanto o desempenho dinâmico como o nível de proteção no caso de acidente.

 

Em relação ao interior do KIA Sorento 2021 surgem elementos de alto nível, como um quadro de instrumentos digital de 12.3 polegadas, câmera de visão 360º, sistema de som Bose com 12 alto-falantes, sistema de infotainment com serviços online, tela de 8.0 ou 10.25 polegadas, teto panorâmico, carregador sem fios para telefones e até 8 entradas USB distribuídas por todo o habitáculo.

 

Em termos de assistências à condução também há novidades. Além dos tradicionais sistemas de alerta de colisão frontal, freio autônomo de emergência, assistente de manutenção de faixa e controle de velocidade de cruzeiro, o novo Sorento estreia monitor de ponto cego com intervenção para evitar um choque, detecção de ciclistas, assistente de saída segura (para não golpear carros e motocicletas ao abrir as portas), entre outros. No total há 16 sistemas disponíveis.

 

A nova geração do KIA Sorento começará a ser comercializada nos Estados Unidos antes do final do ano, exceto a versão híbrida plug-in, que estará disponível em 2021. (PlanetCarsZ)