Instituto Renault completa dez anos em atividades

O Tempo  

 

Inclusão e mobilidade sustentável, estas são as palavras chaves que definem as ações promovidas nos últimos dez anos pelo Instituto Renault, mantido pela montadora francesa e que começou suas atividades no dia 14 setembro de 2010. A partir de três projetos satélites, Associação Borda Viva, Geração Futuro e Renault Experience, o Instituto promove desenvolvimento social focado no crescimento e progresso das pessoas que orbitam a comunidade onde está inserida, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, capital do Paraná. É na região que está localizado o Complexo Ayrton Senna, que inclui a fábrica da Renault, inaugurada há mais de 20 anos.

 

Foco

 

Um dos principais focos do Instituto é o desenvolvimento da Borda do Campo, bairro localizado no entorno da planta industrial e é o mais populoso de São José dos Pinhais com 18 mil moradores, 74 % vivendo abaixo da linha da pobreza, ou seja, com menos de R$ 89 por pessoa em cada família. Estes dados são do Mapa Social da Borda do Campo, relatório que mede o nível de desenvolvimento do território, desenvolvido em parceria com a PUC-PR. A partir dos resultados, o Instituto Renault pautou os futuros investimentos e projetos na comunidade.

 

Inclusão de jovens

 

Entre os projetos na localidade que o Instituto apoia estão o CMEI Árvores dos Sapatos e CMEI Borda Viva, locais que funcionam como creche e centro de educação infantil, com gestão realizada pelo município e que atende 210 crianças por dia com idade até 06 anos e o Lar Mãe Maria que é um espaço de acolhimento de crianças e adolescentes, que em função de maus tratos, foram retirados de suas famílias. São 55 crianças e adolescentes acolhidos. Geração Futuro e a denominação do projeto que permite a capacitação profissional para inclusão dos jovens ao mercado de trabalho.

 

Associação Borda Viva

 

Anterior à criação do Instituto a Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2002 e que tem no cerne de sua existência o desenvolvimento social, a segurança alimentar para crianças e a inclusão de mulheres por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da Associação que conta com a parceria do Instituto Renault.

 

Para promover a segurança alimentar, crianças cadastradas em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social, recebem diariamente refeições preparadas pelas mulheres da comunidade. Ao todo são 37,2 mil refeições servidas por ano.

 

Visão de futuro

 

O presidente da Renault do Brasil e do Instituto Renault, Ricardo Gondo, define com exatidão a exitosa proposta social nesta longa jornada, que está completando dez anos. “Mais do que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais sustentável. Estamos muito felizes com tudo o que o Instituto Renault construiu até aqui e seguiremos atuando para gerar renda, estimular o empreendedorismo social e a educação”, explica Ricardo Gondo, presidente do Instituto Renault e da Renault do Brasil.

 

Pessoas

 

“Cada iniciativa que desenvolvemos por meio do Instituto Renault carrega o desejo de transformação. Ficamos muito felizes em completar 10 anos de atuação. Esse marco só nos motiva ainda mais para continuar transformando a vida de milhares de pessoas”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de comunicação da Renault do Brasil. Em seu site oficial, o Instituto Renault disponibiliza conteúdos sobre todos os projetos desenvolvidos pela instituição, no endereço: http://institutorenault.com.br/.

 

AACD

 

Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades ortopédicas – composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Anualmente, realiza cerca de 800 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios. A parceria entre a Renault e a AACD teve início em 2011. Desde então a Renault já realizou a doação de oito veículos à instituição, os quais foram utilizados para captar recursos que refletiram em atendimentos para os pacientes com deficiência física.

 

Casa do Zezinho

 

A Renault é parceira da Casa do Zezinho desde 2012, quando realizou a doação de um Master para auxiliar nas atividades do projeto. Localizada na zona sul da cidade de São Paulo, a Casa do Zezinho é uma ONG que promove oportunidades para crianças e jovens da comunidade em situação de vulnerabilidade social por meio de atividades de educação, arte, cultura, formação geral e oficinas de capacitação profissional. Os jovens participantes do projeto são carinhosamente apelidados de “Zezinhos”. Para conhecer mais do projeto, acesse: https://novo.casadozezinho.org.br/

 

Depoimento

 

– “A educação tem o poder de mudar a vida das pessoas, porque se trata de um processo de formação de ideias a partir dos conhecimentos adquiridos, sejam eles de vida, de diferentes realidades, da comunidade ou até mesmo científico. Esse pluralismo de conhecimentos faz com que o indivíduo construa sua visão de mundo e atue na sociedade de acordo com suas convicções”, explica Josiane Inácio Arruda, pedagoga e coordenadora de educação para o trânsito do município de São José dos Pinhais.

 

– “O programa ‘O Trânsito e Eu’ promove o debate e a reflexão partir de informações, estudos e pesquisas sobre diferentes situações do transitar humano e das relações sociais existentes. Este processo mostra que educar para o trânsito não é somente formar futuros motoristas, mas sim futuros cidadãos conscientes, empáticos e preocupados com a sociedade em que estão inseridos”, finaliza Josiane. (O Tempo/Raimundo Couto)