Brasil firma acordos para facilitar comércio automotivo com México e Paraguai

Portal Poder360

 

O governo brasileiro anunciou, nesta 4ª feira (23.set.2020), dois acordos econômicos para facilitar o comércio de veículos e peças automotivas com o México e com o Paraguai. De acordo com portarias, publicadas no Diário Oficial da União, a ideia é reduzir ou até zerar alíquotas de importação e exportação entre os três países.

 

Na primeira portaria, o Brasil deverá promover a liberação comercial progressiva de caminhões, ônibus e peças desses veículos com o México. O programa terá duração de três anos e vai substituir uma norma anterior, que vigorou de abril de 2018 e dezembro de 2019.

 

O novo protocolo estabelece duração de 30 meses e prevê redução progressiva de tarifas de importação e exportação entre os dois países. Em julho de 2021, a tarifa cairá 40%; no ano seguinte, a redução será de 70%; para 2022, a alíquota será zerada.

 

A segunda portaria é exclusiva para o comércio bilateral com o Paraguai. Conforme o texto, empresas de produtos automotivos do país vizinho poderão vender no mercado brasileiro, com tarifas que vão variar de 0% a 2%. Assim como o acordo com os mexicanos, a ideia é zerar as alíquotas completamente até o final de 2022. (Portal Poder360)