Mercedes-Benz cria unidade móvel de tomografia para combate à Covid-19

Revista Caminhoneiro

 

A Mercedes-Benz do Brasil, fabricante de caminhões e ônibus do País, tem o propósito de trabalhar “para todos que movem o mundo”. Seguindo esse princípio, a Empresa desenvolveu e coordena, em conjunto com a Associação Beneficente Ebenezer (CIES Global) e outros parceiros, um projeto que deu origem à Unidade Móvel de Tomografia, utilizada para diagnosticar a Covid-19. A Empresa fará o serviço de mobilidade, uma vez que a “Carreta Tomografia” será puxada pelo caminhão Novo Actros.

 

Por meio da parceria com o CIES Global, que presta serviços à Prefeitura de São Paulo, o objetivo dessa iniciativa é ampliar o volume de exames de tomografia para pacientes do SUS (Sistema único de Saúde) em hospitais públicos do município, principalmente na época de pandemia.

 

Com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), a proposta chegou ao conhecimento do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha), que ofereceu aporte de cerca de 190 mil Euros para a produção da Unidade Móvel de Tomografia – o que envolve a carroçaria sobre o semirreboque e toda a sua estrutura interna.

 

O aporte do BMZ foi viabilizado por meio do DEG, órgão ligado ao Banco de Desenvolvimento KfW, que, entre várias ações globais, destina verba a programas em países emergentes e em desenvolvimento voltados a questões sociais, ambientais e econômicas. Participam ativamente do projeto também a Siemens Healthineers e a Fleximedical.

 

Além de disponibilizar o Novo Actros para puxar a “Carreta Tomografia”, a Mercedes-Benz do Brasil é responsável pelo gerenciamento do projeto, mão de obra, direcionamento dos investimentos do DEG e identidade visual do veículo. A empresa atua como uma integradora de soluções de saúde e mobilidade sobre rodas, trabalho que teve a participação de colaboradores de várias áreas da Companhia.

 

O CIES Global é uma organização com ampla experiência e reconhecimento na realização de atendimentos de saúde em unidades móveis e modulares. Na “Carreta Tomografia”, o CIES responde por todo e qualquer serviço e equipamento médico a ser empregado, disponibilizando toda a equipe necessária para o atendimento dos pacientes que forem realizar os exames de tomografia. O tomógrafo da marca Siemens Healthineers, que compõe a carreta, foi adquirido pelo CIES Global, com recurso financeiro fornecido pelo Ministério da Saúde para atuação no combate à Covid-19.

 

Para fomentar o projeto, a Siemens concedeu isenção nos custos de transporte e de instalação do equipamento. A Fleximedical executou toda a manufatura e construção técnica da carreta, assim como a preparação e estrutura física da unidade móvel.

 

“Puxada pelo Novo Actros, a ‘Carreta Tomografia’ ficará à disposição no Hospital Municipal Dr. Benedicto Montenegro (Zona Leste), para ser utilizada de acordo com as necessidades de saúde do município de São Paulo, avaliadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A capacidade é realizar até 1.000 exames de tomografia por mês”, informa Roberto Leoncini, vice-Presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com essa ação, vamos oferecer exames para um maior número de pessoas. Estamos muito felizes e satisfeitos em contribuir com uma causa social tão necessária para a população”. (Revista Caminhoneiro)