General Motors adquire 11% da Nikola Motors e produzirá a Badger

PlanetCarsZ

 

Para bater a todo-poderosa Tesla no mundo dos veículos elétricos é preciso um pouco mais que uma grande ideia. As marcas sabem disso e por isso que começaram a surgir cada vez mais colaborações entre novas empresas que aspiram bater a empresa californiana com suas novas ideias e gigantes tradicionais que buscam apoiar e impulsionar tecnologias e modelos já desenvolvidos.

 

É o caso da Ford e da Rivian por exemplo, e agora também de outras marcas de renome, muito similares. Falamos da General Motors e Nikola Motors, que acabam de assinar um novo acordo que levará o gigante americano a adquirir 11% da start-up de carros movidos a hidrogênio do Arizona.

 

A General Motors fica desta forma com uma participação na empresa avaliada em 2 bilhões de dólares, mas este movimento também implicará que a GM seja a encarregada de produzir a Nikola Badger, a revolucionária pick-up elétrica da empresa que contará com célula de combustível de hidrogênio. Por sua parte, a Nikola Motors, que apesar de tudo continuará sendo uma empresa independente, será a encarregada da comercialização e marketing da pick-up Badger.

 

Este movimento permitirá que a Nikola reduza notavelmente os gastos de produção de um de seus modelos mais esperados e também abrirá a porta à utilização de tecnologias da General Motors, como sua inovadora bateria Ultium, e a célula de combustível de hidrogênio Hydrotec.

 

“A Nikola é uma das empresas mais inovadoras do mundo e a General Motors é uma das principais empresas de engenharia e fabricação do mundo. Não se poderia sonhar com uma associação melhor do que essa” destaca o fundador e presidente executivo da Nikola, Trevor Milton.

 

“Ao juntar-nos, obteremos acesso às suas partes validadas para todos os nossos programas, a tecnologia de baterias Ultium da General Motors e um programa de célula de combustível de hidrogênio de bilhões de dólares pronto para a produção. A Nikola obtém imediatamente um sistema de propulsão elétrico pronto para produção com décadas de conhecimento de fornecedores e fabricação, validado e testado, uma engenharia de classe mundial e confiança dos investidores. O mais importante é que a General Motors tem um grande interesse em que a Nikola tenha sucesso”, assegura Milton. (PlanetCarsZ)