Volkswagen inicia produção em massa do SUV elétrico ID.4

Olhar Digital

 

A Volkswagen iniciou a produção em série do primeiro SUV totalmente elétrico, o ID.4, na fábrica de Zwickau, na Alemanha. A montadora espera que o veículo faça sua “estreia mundial” no fim de setembro, e está investindo 33 bilhões de euros até 2024 para se tornar “líder mundial do mercado de e-mobilidade”, com 1,5 milhão de carros elétricos produzidos em 2025.

 

“Seguindo o ID.3, este já é o segundo modelo baseado na matriz de acionamento elétrico modular (Modularer E-Antriebs-Baukasten, ou MEB). Daqui para frente, o carro será fabricado e vendido na Europa, na China e, posteriormente, também nos Estados Unidos. É assim que estamos expandindo a plataforma MEB globalmente e estabelecendo as bases econômicas para o sucesso de nossa família ID”, afirma Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen.

 

A fábrica de Zwickau está sendo totalmente convertida para a produção de veículos elétricos. Com investimentos de cerca de 1,2 bilhão de euros, o trabalho de conversão da unidade será concluído ainda este ano. A Volkswagen espera que saiam da fábrica 300 mil veículos elétricos em um ano.

 

Os preparativos para lançar o SUV elétrico no mercado internacional também estão em andamento. A pré-produção do ID.4 já começou na fábrica de Anting, na China, e a unidade de Chattanooga, nos Estados Unidos, iniciará a produção do ID.4 em 2022.

 

O ID.4 será lançado inicialmente com tração traseira, enquanto uma versão com tração nas quatro rodas será adicionada posteriormente. É esperado que o veículo tenha alcance de 480 quilômetros com uma carga única. O cockpit do SUV será operado, em grande parte, por meio de telas sensíveis ao toque e controle de voz intuitivo. (Olhar Digital/Renato Mota)