Centro Tecnológico Randon aumenta capacidade do laboratório estrutural

Blog do Caminhoneiro

 

Atento aos direcionamentos do mercado e às necessidades dos seus clientes, o Centro Tecnológico Randon (CTR) tem como premissa a constante atualização tecnológica da estrutura técnica disponível. Como parte dessa ação, foram realizados investimentos, ao longo dos últimos meses, para a ampliação do laboratório estrutural da unidade, possibilitando incrementar a capacidade instalada. Entre outras melhorias, recebeu novos atuadores hidráulicos, centrais de compartilhamento e softwares para controle, captação e tratamento de dados. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões nessa ampliação, que permite ao CTR atender de forma mais ágil às demandas das Empresas Randon e de companhias parceiras.

 

“Os processos de durabilidade acelerada para avaliação de ciclo de vida de produtos têm ganhado representatividade no ramo da mobilidade, um direcionamento de engenharia que reflete a constante busca pela agilidade de lançamento das novas tecnologias. Todos estes movimentos resultaram na ampliação de capacidade e maior flexibilidade no atendimento às demandas técnicas”, explica o Gerente de Inovação do CTR, Joel Boaretto.

 

Com o aumento da capacidade do laboratório estrutural, será possível atender novas demandas de setores como da indústria automotiva em geral, implementos rodoviários, veículos fora de estrada e da linha agrícola. O investimento é parte de um conjunto de iniciativas para consolidar o Centro Tecnológico Randon como um dos principais complexos para o desenvolvimento de produtos e soluções para indústria da mobilidade no país.

 

“Esse importante investimento se soma ao espaço Innovation Lab, que criamos para reforçar o trabalho de equipes multidisciplinares de inovação. Ainda este ano, ampliaremos a estrutura do CTR com a inauguração de uma área para ensaios dinâmicos (VDA – vehicle dynamic area) com 53 mil m², juntamente com um pista de baixo atrito, destinadas ao desenvolvimento, testes e homologações de sistemas de freio e controle de estabilidade”, adianta o diretor de Tecnologia e Inovação de Produto das Empresas Randon, César Augusto Ferreira.

 

Criado há dez anos, o CTR é um centro destinado ao desenvolvimento de tecnologias, testes e validação de inovações. Localizado em Farroupilha, na Serra Gaúcha, em uma área de mais de 90 hectares, funciona como um hub de engenharias, potencializando o processo de criação do time técnico a partir dos recursos disponíveis. O Centro Tecnológico Randon conta com 20 tipos de pistas, totalizando 15 quilômetros, onde são reproduzidos os mais diferentes pavimentos e irregularidades específicas para realização de testes nas mais variadas condições. Possui um prédio de 2.200 m², com áreas administrativas, de engenharias, salas de reuniões, laboratório estrutural, suporte eletrônico e um espaço técnico para preparação de veículos. (Blog do Caminhoneiro)