Mascarello com Iveco vai disponibilizar 1,2 mil micro-ônibus para o Caminho Escola

Diário do Transporte

 

A fabricante de carroceria Mascarello anunciou na tarde desta terça-feira, 11 de agosto de 2020, que vai disponibilizar 1,2 mil micro-ônibus para o Programa Caminho da Escola, do Governo Federal.

 

Segundo a empresa, a produção nos próximos meses por causa desta licitação será aquecida, mesmo com a crise no mercado ocasionada pela pandemia da Covid-19.

 

“Em um cenário de pandemia, a Mascarello ajustou a estratégia de participação nas grandes licitações e terá um volume de produção considerável nos próximos meses. Ao todo, 1.200 unidades serão fornecidas para a Iveco com destino ao Caminho da Escola, programa do governo federal que objetiva qualificar a frota de veículos escolares em território nacional”, – diz nota da fabricante.

 

Os micro-ônibus se tratam de um “novo produto”, segundo a Mascarello, projetados para atender às exigências do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), gestor do Caminho da Escola, para o transporte em áreas de difícil no interior do Brasil.

 

A carroceria foi desenvolvida a partir do modelo Gran Micro S3 para especificamente uma versão escolar.

 

Os chassis são Iveco 10-190.

 

O modelo atende à categoria ORE 2 – Ônibus Rural Escolar.

 

O assessor para assuntos institucionais da Mascarello, Antonio Carlos Capecce, destacou, por meio de nota que, conforme exigência do FNDE, a versão não se trata apenas da adaptação de um modelo urbano.

 

“É importante ressaltar que tanto o FNDE como o INMETRO, que acompanham o programa desde o início, exigem que os ônibus do Caminho da Escola não sejam adaptações dos veículos urbanos de série. São, efetivamente, produtos de aplicação rural em condições muito severas e, portanto, requerem um cuidado especial desde a concepção do projeto até a fabricação”, disse na nota.

 

Segundo a encarroçadora, os veículos têm estrutura robusta, mas ao mesmo tempo “leve e flexível”. Foram realizados testes de campo que somaram 600 mil Km.

 

Licitações

 

A Mascarello tem se especializado em licitações.

 

A empresa informou que participa do Programa Caminho da Escola desde 2008 para o qual já disponibilizou veículos sobre outras marcas de chassis, como a Volkswagen Caminhões & Ônibus.

 

A empresa ainda destacou a produção de 66 unidades especiais do modelo Gran Midi/Iveco para o transporte de presos.

 

Como noticiou o Diário do Transporte, a fabricante ganhou a licitação do fornecimento de 98 ônibus do modelo urbano Gran Via ST para a Carris, empresa pública de transportes de Porto Alegre.

 

Parte dos veículos foi apresentada e começou a operar na semana passada. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)