Setor automotivo é um dos mais suscetíveis à recuperação judicial nos próximos meses

Portal ND+

 

As empresas do setor automotivo, que inclui fabricantes de peças e componentes, são as mais suscetíveis a enfrentar processos de recuperação judicial e falências por conta dos efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia, segundo levantamento feito pela Quist Investimentos.

 

O setor foi o que registrou maior queda de faturamento em abril (88,5%) em universo de 10 setores analisados pela Quist, com base em dados do IBGE e indicadores de entidades ligadas à indústria e ao setor de serviços.

 

“A queda foi muito grande e o setor conta com um conjunto grande de médias empresas que vão ter dificuldade para fazer frente a seus compromissos até que a indústria retome o ritmo”, diz Douglas Duek, CEO da Quist.

 

Na análise da Quist, as empresas da cadeia do setor aéreo são as segundas colocadas no ranking de probabilidade de virem a pedir recuperação judicial, com 71% de queda no faturamento em abril. O setor é seguido por tecidos, vestuário e calçados (-60,6%), turismo (-54,6%) e serviços de hospedagem e alimentação (-47,7%).

 

“Mesmo com a retomada gradual experimentada no mês de maio, estes setores tiveram encolhimento muito profundo e terão muita dificuldade de sair ilesos da crise, mesmo que a economia ganhe fôlego nos próximos meses”, diz Douglas.

 

O levantamento vê forte impacto da pandemia no setor editorial (43,4% de queda), na fabricação de produtos têxteis (-38,6%), fabricação de móveis (-36,7%), serviços para as famílias (-31,7%) e fabricação de máquinas e equipamentos (-30,8%).

 

Carros lançados no Brasil durante a pandemia

 

A pandemia da covid-19 derrubou as vendas e a produção do mercado automotivo. Porém, apesar do cenário de crise, alguns modelos foram lançados no Brasil desde o início da quarentena.

 

Na galeria, veja alguns carros novos que chegaram ao mercado nos últimos meses. A lista inclui tanto modelos novos como atualizações de outros que já estavam em linha. (Portal ND+)