Dana conquista Prêmio Expressão de Ecologia com reciclagem de 100% de borracha

Case inédito vem sendo premiado, desde 2015, pelos resultados ambientais obtidos

 

A Dana, uma das principais empresas do setor automotivo brasileiro e que acaba de comemorar 73 anos de atividades no País, conquistou pela primeira vez, o Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Reciclagem – Setor de Autopeças, promovido para divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul brasileira. A fabricante se destacou entre os 164 projetos inscritos com o case de Reciclagem de Borracha, no qual recicla 100% dos resíduos de borracha vulcanizada e não vulcanizada, com e sem resíduos metálicos, resultantes de seus processos produtivos.

 

“Nosso inovador programa vem sendo reconhecido desde 2015 e, de lá para cá, atingimos a reciclagem de 100% dos resíduos de borracha. A conquista de mais um prêmio demonstra o reconhecimento do nosso foco na sustentabilidade, na preservação ambiental e no cuidado com os nossos colaboradores e a comunidade”, destaca Raul Germany, presidente da Dana para o Brasil.

 

Em 2015, mesmo sem que existisse uma cadeia de suprimento desenvolvida como a de pneus para reciclar a borracha, os profissionais da Dana já vinham buscando soluções que permitisse chegar mais perto dos objetivos da empresa de sustentabilidade e de redução dos impactos ambientais.

 

Reciclagem de Borracha na Dana

 

Desde 2018, a Dana atingiu a meta de reciclagem de 100% dos resíduos de borracha vulcanizada e não vulcanizada, com e sem resíduos metálicos, resultantes de seus processos produtivos do Complexo Industrial da Dana em Gravataí, no Rio Grande do Sul. O resultado foi alcançado um ano antes do previsto e a iniciativa só foi colocada em prática graças à persistência de uma equipe determinada e consciente de seu papel na preservação do meio ambiente.

 

Em 2015, a operação de produtos para vedação do Complexo Industrial da Dana em Gravataí, no RS, atingiu a reciclagem de 50% de todo resíduo de borracha gerado na fábrica. O projeto foi resultado do trabalho iniciado mais de 10 anos antes, quando, alinhada com a sua Política Ambiental, a empresa buscou formas de reduzir o impacto ambiental de suas operações e começou a desenvolver alternativas para reciclar as peças sucateadas e os resíduos de borracha. Em 2010, fechou parceria com a empresa Batistella, situada em Nova Santa Rita, RS, e atuante no segmento de reciclagem de pneus com mais de 40 anos de atividades, que resolveu abraçar a causa e comprou a ideia de reciclar os resíduos de borracha oriundos do processo produtivo da Dana.

 

A legislação permite que os resíduos de borracha sejam enviados para um aterro homologado. Apesar disto, a empresa sempre buscou alternativas mais eficazes e que causassem o menor impacto ambiental possível. A solução foi encontrada na prática dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

 

Em sua 27ª edição, o Prêmio Expressão de Ecologia, teve 164 projetos inscritos, dos quais 27 foram vencedores, em 21 categorias. Criado em 1993 pela Editora Expressão, tornou-se a maior premiação ambiental do País no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente, acompanhando e incentivando o aumento da conscientização ambiental de empresários e ambientalistas.