Jornal do Carro
A General Motors do Brasil fará recall de 91.573 unidades do Chevrolet Celta e 144.272 Chevrolet Classic. Os modelos (ano 2013 a 2016) serão convocados por possibilidade de falha no airbag do motorista. O atendimento terá início a partir do dia 5 de agosto. O serviço é gratuito e tem tempo estimado de até uma hora.
A campanha foi informada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) junto ao DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor).
Os chassis dos modelos envolvidos vão de DG124288 a GG100849 (Celta) e DB186193 a GR160004 (Classic). Respectivamente, o recall abrange veículos produzidos entre 22 de agosto de 2012 e 15 de abril de 2015, e de 4 de julho de 2012 a 10 de junho de 2016.
De acordo com o comunicado, os proprietários de tais veículos devem fazer contato imediato com a Rede Chevrolet. Contudo, para realizar a substituição do componente do lado do motorista é necessário agendamento.
A GM informa que pode haver falha do insuflador do airbag do volante do veículo em caso de colisão. Por isso, é necessária a realização do serviço. No caso de desrespeito ao recall, a possível degradação do componente poderá rompê-lo. Caso isso ocorra, a dispersão de fragmentos de metal inclusa em sua carcaça poderá acarretar danos materiais, lesões ou até mortes.
Relação do recall com o acidente em Sergipe
Embora tenha alegado conhecimento do acidente que matou uma pessoa no dia 15 de julho na cidade de Aracajú (SE) em decorrência de falha no air bag, a GM alegou ter tentado contato com os proprietários do veículo, sem sucesso até o fechamento desta reportagem.
Ao Jornal do Carro, a montadora comunicou que está apurando a relação entre o acidente e o recall, porém, “não tem nada a comentar neste momento”, afirma. Não há, ainda, pronunciamento oficial do fornecedor (a empresa Takata) sobre o fato.
Considerando que o defeito dos airbags foi global, o DPDC recebeu campanhas de recall de praticamente todas as montadoras de veículos. As investigações são contínuas e atualmente existem aproximadamente 70 campanhas em aberto.
Averiguação do caso
No caso específico do Celta, o DPDC abriu averiguação preliminar em face da GM. A finalidade é apurar o quão o fornecedor adotou medidas para minimizar os riscos relacionados ao dispositivo.
Leonardo Marques, coordenador-geral de consultoria técnica e sanções administrativa do DPDC afirma que o caso está sendo acompanhando com atenção. Atualmente, o caso se encontra em fase de averiguação preliminar, em que são levantadas provas e informações.
A Senacon esclarece que o Código de Defesa do Consumidor determina que se houver dificuldade no reparo da peça, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor. (Jornal do Carro)