Capital de Nebraska, nos EUA, recebe doação para compra de ônibus elétricos

Diário do Transporte

 

O StarTran, sistema de transporte público por ônibus em Lincoln, capital do estado de Nebraska, nos Estados Unidos, acaba de receber uma doação de 390 mil dólares (R$ 2 bilhões) de um Fundo Ambiental do estado voltado à renovação da frota.

 

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 23 de julho de 2020.

 

Com o auxílio do Fundo, a StarTran adquirirá 6 novos ônibus elétricos.

 

A StarTran opera 18 rotas regulares de ônibus e um serviço de circulação no centro de Lincoln.

 

Os novos ônibus substituirão seis veículos antigos movido a diesel, elevando para 10 o total de ônibus elétricos da empresa. Os veículos são da New Flyer Xcelsior CHARGE. O primeiro deles foi entregue em março deste ano.

 

A doação também será utilizada na compra de três estações de carregamento e no treinamento de funcionários. Os ônibus e as estações estão programados para entrar em operação em dezembro deste ano.

 

“A StarTran continua a reduzir os impactos ambientais do transporte público por seu compromisso contínuo de aumentar o número de ônibus com emissão zero em sua frota”, disse a diretora da Lincoln Transportation and Utilities (LTU – Departamento e transporte e serviços públicos), Liz Elliott, em um comunicado à imprensa.

 

Com as novas compras, 57% da frota da Star Tran serão de veículos elétricos, mais silenciosos, com menos custos de combustível e sem emissão de poluentes. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)