Revista Auto Esporte
Demorou, mas chegou. Depois da chuva de modelos RS, a Audi volta a linha normal e abre a pré-venda do novo Q7. Lançado em setembro de 2019 na Europa, o reestilizado SUV desembarca ainda em 2020 por aqui. Duas versões estão disponíveis: a de entrada custa R$ 414.990 e a S line parte de R$ 459.990.
A principal mudança está no design, que o deixa em harmonia com outros utilitários da linha Q: novos faróis (que podem receber iluminação a laser como opcional), grade dianteira e para-choque com entradas de ar maiores. Na traseira, as lanternas redesenhadas estão com novos grafismos e agora são unidas por um friso metálico.
Ambas as configurações trazem o V6 3.0 turbo a gasolina de 340 cv e 50,9 kgfm de torque. Com tração integral quattro e transmissão automática de oito marchas, o SUV de mais de 5 metros precisa de 5,9 segundos para atingir os 100 km/h. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/l. O SUV também passa a ser um híbrido leve.
O Q7 é o maior utilitário esportivo da Audi. São 5,06 m de comprimento e quase 3 metros de distância entre-eixos. Além de carregar sete ocupantes, o porta-malas varia de 740 a 1.925 litros. O peso total é de 2.275 kg.
Na lista de itens, a configuração mais “em conta” traz carregamento de celular sem fio, porta-malas com abertura elétrica, acabamento das soleiras e rack do teto em alumínio, frisos decorativos cromados, faróis de LED e seis airbags.
Os opcionais deixam o SUV bem mais interessante: rodas de alumínio aro 21, teto solar panorâmico, ar-condicionado de quatro zonas, câmera 360º, park assist plus, 2 portas USB para o banco traseiro com função de carregamento e transmissão de dados, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de saída de faixa e de tráfego. Já a S line, versão de topo, agrega todos os equipamentos citados cima e ainda o kit visual de mesmo nome da versão.
Os dois modelos ainda podem vir com o pacote de segurança Side Assist, bancos esportivos, head-up display, suspensão adaptativa a ar, faróis Full LED Matrix, eixo traseiro dinâmico (rodas traseiras giram até 5º na direção oposta às dianteiras), luzes internas com possibilidade de customização em 30 cores, visão noturna e sistema de som Bose.
Por dentro, o SUV recebe a versão mais recente da central multimídia MMI com duas grandes telas sensíveis ao toque no centro do painel (uma de 10,1 polegadas e outra abaixo de 8,6″). O Audi Virtual Cockpit, quadro de instrumentos digital de 12,3″, é de série. (Revista Auto Esporte/Mel Trench e Rphael Panaro)