Diário do Transporte
A Mercedes-Benz informou na manhã desta terça-feira, 21 de julho de 2020, que realizou a entrega de 168 ônibus escolares para cidades do Estado de São Paulo, adquiridos por meio do Programa Federal Caminho da Escola do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação).
Com isso, segundo o diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, por meio de nota, a fabricante de São Bernardo do Campo (SP) concluiu o lote previsto na licitação de 2018, para o qual foi habilitado na fornecer 1,6 mil unidades no âmbito do programa. Somente para o Estado de São Paulo, pela licitação, foram entregues 290 ônibus aproximadamente.
“Somando-se às 120 unidades entregues em fevereiro deste ano, cerca de 290 ônibus escolares da nossa marca foram doados pelo governo para prefeituras do Estado de São Paulo somente em 2020. Com essa entrega, concluímos a licitação vencida pela marca, em junho de 2018, para fornecimento de 1.600 ônibus escolares para municípios de várias regiões do Brasil”, disse.
Os ônibus, com carroceira Caio, vão atender estudantes em zonas rurais. Todos os veículos, segundo a fabricante, atendem às especificações do modelo ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio) com 44 assentos, mais o banco do motorista.
Especificações de chassi
Os chassis de micro-ônibus possuem suspensão dianteira e traseira adequadas à aplicação severa, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto), para-choques elevados e itens de acessibilidade como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel).
Além disso, os ônibus disponibilizam dois assentos reservados a alunos com deficiência física e os cintos de segurança têm quatro pontos. Além disso, a carroçaria dispõe de porta-pacotes vazados para acomodação de mochilas. O layout do salão de passageiros permite transportar 44 crianças sentadas.
“Os novos ônibus adquiridos pelo Estado de São Paulo vão assegurar elevado padrão de qualidade, conforto e segurança aos alunos, que muitas vezes enfrentam percursos que intercalam trechos de terra e asfalto”, afirmou também Walter Barbosa.
A fabricante informou também que o micro-ônibus ORE 2 foi desenvolvido para o Caminho da Escola. Assim, balanços dianteiro e traseiro curtos facilitam a circulação em solos acidentados.
Bloqueio de diferencial, pneus de maior banda de rodagem (235/75 R 17,5), filtro de ar e limitador de velocidade também são itens citados pela fabricante como essenciais para a aplicação escolar. Desta forma, foram inclusos no ORE 2. (Diário do Transporte/Adamo Bazani e Jessica Marques)