O Estado de S. Paulo
As fabricantes ajudam no processo de qualificação dos motoristas, mesmo porque isso se traduz em rentabilidade para as marcas. Um profissional bem treinado, dirige bem e melhora o desempenho do caminhão. Se o veículo for rentável na operação, o cliente volta a comprar – é um círculo virtuoso.
Por essa razão, é comum as montadoras oferecerem treinamento como parte da negociação de pós-venda. Todas as marcas contam com instrutores técnicos que, por meio de negociação com a rede, oferecem capacitação aos motoristas.
Muitas delas até mesmo levam o treinamento para dentro da própria empresa do cliente. Há ainda situações em que o instrutor viaja com o motorista com o objetivo de esclarecer, na prática, todas as dúvidas durante a operação com o veículo.
A tecnologia embarcada dos caminhões também ajuda o condutor a melhorar seu desempenho. E isso se dá por meio de ferramentas de telemetria, sistemas que fornecem informações sobre o comportamento do veículo com base na forma de condução do motorista.
Tupiara Scortegagna, master drive da Cavese, concessionária Scania, diz, no entanto, que faz parte do treinamento os condutores entenderem como esses sistemas inteligentes do veículo funcionam. Por isso, é importante, antes mesmo de dar qualquer atividade prática, ajudar os profissionais do volante a se familiarizar com a tecnologia.
Confira, a seguir, o que as fabricantes têm disponibilizado em termos de capacitação para motoristas e caminhoneiros.
Iveco descontrai motoristas enquanto os capacita
Por meio de uma ação chamada Gincana do Caminhoneiro, a fabricante e os Postos Petrobras orientam os profissionais a adotarem boas práticas ao volante de maneira descontraída.
Trata-se de uma competição itinerante que envolve motoristas de todo País, sejam autônomos, sejam empregados de empresas. O objetivo é oferecer conteúdos técnicos, esclarecendo dúvidas e possíveis vícios de direção.
O evento recebe o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Sest Senat que, por meio de palestras, abordam diversos temas, como segurança e saúde, além de complementar o treinamento.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também oferece conteúdos técnicos sobre combustíveis e frete, por exemplo, temas que auxiliam os profissionais do volante a estarem capacitados diante dos novos desafios socioeconômicos. Depois de todas as etapas da gincana que envolvem práticas de direção, o melhor condutor ganha um caminhão Iveco Tector.
A Iveco ainda dispõe de cursos de capacitação direcionados aos motoristas de clientes que compram caminhões da fabricante como parte da oferta de serviços de pós-venda da marca.
Mercedes-Benz foca no cliente
Por meio de sua área de treinamento, a fabricante disponibiliza cursos de capacitação dos motoristas promovendo técnicas de condução econômica. Além disso, o conteúdo integra temas como tecnologias embarcadas, com o objetivo de ajudar os condutores a serem mais eficientes em relação ao uso do equipamento.
Os treinamentos podem ser solicitados pelos clientes Mercedes diretamente à rede de concessionários ou pelo canal de atendimento. A rede conta com instrutores de operação certificados pela fábrica que ministram os treinamentos aos motoristas das empresas e clientes autônomos.
A fabricante da estrela mantém ainda parceria com a Fabet e o Sest Senat ao oferecer diversos veículos da marca em comodato com a finalidade de formar motoristas que buscam por qualificação nessas entidades.
Treinamento inclusivo na VWCO
A Volkswagen entende que existe dificuldade de o motorista profissional fazer algum curso ou treinamento sem ter que parar o caminhão. Por essa razão, ela está iniciando programas de ensino a distância gratuitos em parceria com a Safed (empresa renomada no setor automotivo para treinamento de condutores).
Por meio de uma plataforma digital, o motorista, independentemente de ser ou não cliente da VWCO, faz o cadastro e escolhe os temas de interesse, como tecnologia, legislação, mecânica e outros relacionados à profissão. Por se tratar de uma plataforma responsiva, esses cursos online podem ser realizados pelo computador ou celular.
“É uma forma de o motorista aproveitar aqueles momentos em que não está dirigindo, como na hora do almoço ou esperando para carregar o caminhão, para se atualizar”, diz Eduardo Pignata, supervisor de treinamento e desenvolvimento da rede da VWCO.
Outro programa da marca envolve a rede e é direcionado ao cliente, seja ele autônomo, seja frotista. Por meio de uma equipe de instrutores, o cliente pode solicitar a capacitação de seus motoristas. Essa atividade é presencial nas dependências da empresa do cliente e pode também ser dado de forma prática, ou seja, o instrutor pode viajar com o motorista.
Treinamento personalizado na Scania
Com a ajuda da tecnologia embarcada, a fabricante tem se tornando referência no treinamento dos condutores. Por meio da conectividade dos veículos, a Scania consegue acompanhar, em tempo real, todo o comportamento do caminhão.
O Serviço Conectado Scania é direcionado à melhoria das operações de forma integrada. Por isso, ultrapassa o sistema convencional de telemetria porque o foco é mais amplo. Envolve gestão de frota, incluindo manutenção dos veículos, bem como o comportamento na direção.
Mesmo porque muitos dos problemas de operação são motivados pelo comportamento do motorista. Com base nesses dados, a marca oferece ao cliente o melhor pacote de soluções, incluindo capacitação profissional.
Recentemente, a Scania apresentou a edição especial Heróis da Estrada. Junto com os novos caminhões, que foram vendidos como uma série limitada a 350 unidades, a fabricante ofereceu alguns serviços, entre eles o treinamento a distância.
Condução personalizada
Por meio do Driver Services, programa de condução personalizada, estão adicionados quatro módulos online exclusivos e três sessões de Driver Coaching ministrados pelos instrutores master drivers da rede de concessionários da marca.
Alex Barucco, gerente dos serviços conectados da Scania no Brasil, explica que a novidade é uma aposta de que a metodologia pode ajudar os motoristas, sobretudo aqueles que não conseguem parar para fazer um treinamento presencial. (O Estado de S. Paulo/Andrea Ramos)