Volkswagen Caminhões e Ônibus acelera na gestão virtual de seus talentos

Super Top Motor

 

Com fábricas no Brasil e no México, a Volkswagen Caminhões e Ônibus intensificou a gestão virtual de seus talentos. A montadora centralizou esforços na capacitação online de seus colaboradores durante essa quarentena nos dois países, assim como também criou novos canais para promover a diversidade na organização. É o caso dos recém-lançados grupos de afinidades para fortalecer sua estratégia de pluralismo e inclusão.

 

Em março, a montadora assumiu um compromisso de promover um ambiente plural em todas as suas operações. Desde então, teve que rever a forma de implementar ações já planejadas. A ampla participação dos colaboradores prevista através da formação de encontros presenciais para debater assuntos de interesse foi substituída pela criação de grupos virtuais de afinidade. Ao menos durante esse período de restrições, esses fóruns serão realizados pela internet.

 

Haverá um encontro específico para cada grupo: gênero, gerações, pessoas com deficiência, orientação sexual e raça. Cada tema vai contar com um vice-presidente ou diretor como padrinho, além de integrantes do comitê de pluralismo e inclusão da empresa, para apoiar no direcionamento das sugestões de ações de melhorias levantadas, que serão avaliadas pelo conselho administrativo da empresa.

 

“Eu e todos os nossos vice-presidentes estamos pessoalmente engajados em promovermos um ambiente cada vez mais plural e inclusivo em nossa empresa. Assim como todos os outros desafios, essa jornada só será bem-sucedida se somarmos nossas forças. Portanto, contamos com o apoio de todos os colaboradores em mais essa missão. A princípio, isso ocorreria de forma presencial, mas rapidamente nos adaptamos para não deixar essa engrenagem parada”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 

O executivo destaca que se trata de ir além de respeitar. “Nós encorajamos nossos colaboradores a manifestarem suas diferenças, seja em características, experiências, perspectivas ou ideias”, explica. Para isso, a empresa também tem investido em diversos treinamentos online que incentivam os colaboradores a desenvolverem ainda mais sua inteligência emocional para lidarem com essa diversidade e também com o cenário atual.

 

“O momento atual traz grandes desafios e requer mudanças de comportamento para garantir a segurança de todos. Entre as soluções que ganham força, novamente o e-learning se mostra como o caminho para quem busca uma capacitação contínua e nós já estamos avançados nesse movimento. Temos uma plataforma específica para essa finalidade”, destaca Cortes.

 

A participação nessas qualificações foi impulsionada nesse período de home office e os colaboradores da empresa corresponderam. A universidade corporativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus teve recorde de acessos no período. O curso com mais participantes foi sobre hábitos de uma mente inovadora, seguido pelo de gestão da mudança.

 

“Também trouxemos para o mundo virtual nosso programa de treinamento para a liderança da empresa, o Lidera, com amplo engajamento de nossos gestores. O incentivo agora é para que mantenham o ritmo em busca de uma qualificação cada vez maior”, relata Lineu Takayama, vice-presidente de Recursos Humanos da montadora.

 

A quarentena chegou no meio do ciclo de avaliação de desempenho dos colaboradores da VWCO, que segue um modelo 360° – ou seja, cada profissional é avaliado por seu gestor, seus pares e seus clientes internos. Pela primeira vez, a próxima fase, em que são organizados comitês de desenvolvimento com todos os gestores da empresa para a análise dos resultados, será feita de forma 100% virtual. “Esperamos ter o mesmo nível de eficiência para garantir a equidade nas avaliações”, prevê o vice-presidente.

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus também reforçou sua estratégia de gestão de pessoas no México, onde tem fábrica na cidade de Querétaro. Por lá, lançou 25 cursos técnicos online para aproveitar o tempo nessa fase de home office e expandiu a oferta para sua rede de concessionárias. A adesão foi grande: em apenas um dia, mais de 200 pessoas se qualificaram em ao menos uma das opções disponíveis, o equivalente ao total de colaboradores que a empresa tem no país. (Super Top Motor)