Primeiro veículo civil da Jeep completa 75 anos

AutoIndústria

 

A marca Jeep é uma das mais cultuadas do mundo e segue em ascensão após quase oito décadas de sua criação. Se o primeiro de seus veículos foi concebido, em 1941, pela Willys para apoio das forças militares dos Estados Unidos na Segunda Guerra, a estreia de uma versão civil aconteceu oficialmente em 17 de julho de 1945, um mês e meio antes do fim do conflito mundial.

 

O CJ-2A, como foi batizado, completa nesta sexta-feira, assim, exatos 75 anos! É, portanto, o veículo de rua pioneiro da hoje principal divisão em vendas da FCA, conglomerado que reúne mais de uma dezena de marcas até bem mais longevas do que a própria Jeep. Não teve, contudo, vida longa: em apenas quatros, teve 215 mil unidades fabricadas.

 

Mas o primeiro CJ – abreviação de Civilian Jeep, Jeep Civil – tem relevância histórica também por outro motivo mais visível para o público consumidor: ele estreou a grade dianteira com as tradicionalíssimas sete fendas, presentes até hoje em todos os veículos da marca. O MB, modelo militar do qual se originou, contava com duas a mais e carregava o estepe na traseira, o que foi alterado para a lateral já no 2A.

 

As primeiras campanhas publicitárias enfatizavam o modelo como um veículo de trabalho para agricultores e trabalhadores da construção. Tanto que a fábrica garantia a possibilidade de equipá-lo com assentos extras e tomadas de força para implementos agrícolas, guincho, removedor de neve e até cortador de grama.

 

Seu sucessor CJ-3A saiu da linha de montagem já em 1949 e foi atualizado em 1953, adotando o nome CJ-3B, com o qual iniciou sua trajetória no Brasil naquele mesmo ano, quando começou a ser montado pela Willys-Overland em São Bernardo do Campo, SP.

 

Já em 1957 a fábrica paulista começou a produzir o modelo CJ-5, lançado dois anos antes no exterior. Mais de 600 mil unidades foram fabricadas até 1983 em todo o mundo – no Brasil, sua produção foi encerrada um ano antes -, um dos maiores sucessos até hoje da Jeep, que fabricou perto de 1,5 milhão de unidades de todos os modelos CJ ao longo de 40 anos. (AutoIndústria)