Porto Alegre inicia serviço de mobilidade elétrica com triciclos

Frota & Cia

 

No último sábado (11), entrou em operação o serviço de transporte Grilo Mobilidade em Porto Alegre. Assim, a ideia é focar em distâncias curtas percorridas com um triciclo elétrico de cabine fechada. Inicialmente, a empresa irá realizar corridas beneficentes, para levar doações à ONG Cozinheiros do Bem, e para coletas ou envios para pessoas do grupo de risco do coronavírus, gratuitamente.

 

Por enquanto, o serviço está disponível no bairro Moinhos de Vento e arredores. Dessa forma, os veículos realizam trajetos de cerca de 3 a 4 km. De acordo com o gerente geral da empresa, Carlos Novaes, com o tempo e na medida em que o contágio do coronavírus diminuir na cidade, a atividade deve ser ampliada para que demais públicos usem as corridas, com pagamento no cartão de crédito.

 

Assim como aplicativos de carros, a Grilo conta com motoristas credenciados que atendem as chamadas dos usuários. Neste primeiro mês, serão remunerados pela empresa, explica Novaes.

 

Os veículos utilizados são triciclos 100% elétricos de cabine fechada. Os Grilos, como são chamados, comportam um motorista e dois passageiros, e usam bateria de lítio, a mesma dos celulares, carregada periodicamente. A inspiração para o modelo foram os tuk tuk, comuns no transporte público da Índia. (Frota & Cia/André Garcia)