Blog do Caminhoneiro
O compromisso “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. E entende os sotaques” segue resultando em soluções diferenciadas para as demandas mais específicas dos clientes. Este é o caso de uma nova versão 8×4 do Atego 2730 para o setor da construção civil, caminhão com um eixo a mais em relação ao modelo 6×4 de série. Em uma parceria inédita com a Supermix, a marca desenvolveu a betoneira mais leve e compacta do mercado, oferecendo capacidade para 8 m³ de concreto.
Esse Atego 2730 8×4 é identificado como “tara leve”, graças à redução de peso do caminhão. O modelo traz elementos mais compactos, como cabina curta, tanque de combustível de 120 litros, tanque de ARLA de 12 litros e caixa de bateria menor, entre outras otimizações, além de rodas de alumínio.
Mesmo com a introdução do 2º eixo dianteiro auto direcional, implementado pela empresa KLL, foi mantido o entre-eixos original de 3.600 mm, a menor distância do mercado para uma aplicação como essa. Este é um importante detalhe que contribui para a redução de peso e manutenção da excelente manobrabilidade nos canteiros de obra.
“O CTT (Centro de Customização para Clientes da Mercedes-Benz) e os nossos parceiros da Supermix alcançaram um resultado fantástico. Esse Atego 2730 8×4 pesa uma tonelada a menos que o modelo concorrente mais leve”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Tínhamos o objetivo de criar uma betoneira 8×4 para 8 m³ de concreto que operasse dentro da Lei da Balança. A meta era difícil, mas o meu time de produto encarou o desafio e chegou a um produto que, acima de tudo, assegura o alto nível de qualidade, robustez e resistência dos produtos da nossa marca. Essa solução sinaliza uma forte tendência de mercado no transporte de concreto”.
Mesmo com o 4º eixo, o comprimento total desse Atego 8×4 customizado está mantido nos 7.596 mm da versão 6×4. Isso facilita as manobras para o motorista em locais estreitos e nos pisos irregulares dos canteiros de obra, agilizando também a circulação no tráfego urbano, especialmente em vias congestionadas e ladeiras. “Dessa forma, o condutor da betoneira opera um 8×4 com a sensação de um 6×4, uma vez que o comprimento total é o mesmo. Essa é uma grande vantagem do nosso caminhão, porque nesse segmento os motoristas apreciam muito a manobrabilidade”, diz Leoncini.
Supermix utilizou alta tecnologia no projeto do implemento
Para contribuir com a redução de peso do veículo, a Supermix lançou mão de alta tecnologia. Nesse sentido, utilizou um balão de aço inoxidável especial, mais leve e muito reforçado, além de um sobre quadro de alumínio na estrutura onde é fixado o balão. O motor hidráulico acoplado ao redutor que movimenta a betoneira também é compacto e mais leve, sem abrir mão da eficácia. Alguns materiais metálicos foram substituídos por polipropileno, mais leves e igualmente resistentes.
O Atego 2730 8×4 betoneira, caminhão mais leve do mercado para esse segmento, está em operação na Supermix desde o inicio deste ano, sendo utilizado pela unidade da empresa em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo.
“A produção de implementos não faz parte do negócio principal da Supermix, mas nos dedicamos a esse projeto em conjunto com a Mercedes-Benz porque vimos nessa parceria a oportunidade de encontrar uma solução que nos trouxesse mais produtividade. Queríamos transportar mais carga com menos viagens, reduzindo o custo do transporte e atendendo a Lei da Balança”, diz Sérgio Lima, diretor da área de Equipamentos da Supermix. “Esse é um projeto totalmente único, fora dos padrões do mercado. Não medimos esforços técnicos e financeiros para desenvolver, junto com os colegas da Mercedes-Benz, a betoneira mais leve do mercado. Ao mesmo tempo, esse veículo teria de suportar as resultantes extras severas transmitidas pelo implemento, provocadas pela carga dinâmica do concreto no balão”.
De acordo com o cliente, esse projeto, de pouco mais de um ano, envolveu cerca de 15 funcionários da Supermix, com total apoio do presidente da empresa. “Desde o início dessa parceria, a Mercedes-Benz sempre se mostrou disposta a evoluir com a gente. Cada um trabalhou do seu lado para reduzir o peso do conjunto, a área de produto da empresa alemã com o Atego e nós com a parte do implemento. O resultado é uma betoneira inédita no País”, conclui Sérgio.
A Supermix tem uma frota de mais de 2.500 equipamentos, entre caminhões betoneira, bombas de concreto, pás carregadeiras, centrais dosadoras e centrais misturadoras.
Pacote Robustez de série amplia as vantagens para os clientes
Além de priorizar a redução da tara do caminhão e a maior capacidade de carga útil, a Mercedes-Benz também se dedicou ao interior da cabina, visando assegurar conforto e ergonomia para o motorista, contribuindo para sua produtividade e bem-estar a bordo.
O painel de fácil limpeza e alta durabilidade, o revestimento dos assentos em vinil e uma mangueira para limpeza da cabina facilitam o dia a dia do motorista, o que é essencial para quem opera em canteiros de obras, locais com muito pó.
O Atego 2730 8×4 vem equipado também com o Pacote Robustez de série, que inclui itens como: para-choque dianteiro fora de estrada, grade metálica de proteção dos faróis, escada de metal com maior ângulo de ataque, pneus 275/80 R 22.5 (mistos), protetor de cárter, bloqueio de diferencial longitudinal (transversal como opcional) e escapamento vertical.
O Atego 2730 8×4 também contou com a parceria da empresa KLL, um dos principais fabricantes de suspensões e componentes para veículos comerciais do País, que desenvolveu e instalou o 2º eixo auto direcional com suspensor pneumático. Quando o veículo está vazio, os pneus desse eixo não tocam o solo, trazendo economia e maior vida útil. (Blog do Caminhoneiro)