Diário do Transporte
A fabricante de veículos elétricos BYD entregou 38 ônibus na Noruega nesta semana. As vendas foram feitas a dois importantes operadores nas cidades de Oslo e de Haugesund.
A Vy Buss, o maior operador de ônibus da Escandinávia, já começou a operar os primeiros 15 ônibus, sendo oito modelos 100% elétricos Padron BYD com 13 metros e sete unidades articuladas de 18 metros. Por sua vez, a Unibuss introduziu no sistema 23 novos ônibus também totalmente elétricos da marca, de 12 metros.
Para a VY Buss, os 15 ônibus fazem parte de um programa de renovação de frota, que contará com 55 veículos totalmente elétricos da BYD. Os veículos entraram em operação imediatamente após a entrega, no centro da cidade de Haugesund, nas rotas 201 e 202, segundo a fabricante.
“A Vy Buss é o primeiro cliente da BYD a receber o novo modelo 100% elétrico Padron BYD com 13 metros. O novo ônibus possui uma bateria de maior alcance, com maior autonomia”, informou a fabricante, em nota.
“As vantagens operacionais incluem ainda soluções flexíveis de carregamento, iluminação ambiente e o premiado layout interno ‘Home from Home’ da BYD, que oferece alto nível de conforto para os passageiros. Complementando as características, destaca-se o eficiente sistema de ar condicionado, que reduz o consumo de energia principalmente em baixas temperaturas, diminuindo ainda mais as emissões nocivas. Já, o modelo articulado de 18 metros 100% elétrico da BYD destaca-se por sua capacidade total de passageiros e por seu impressionante giro em sua articulação, sendo ideal para vias estreitas”, detalhou também a BYD.
A BYD ressaltou, também em nota, que a entrega dos 23 ônibus para a Unibuss foi realizada dentro do prazo, apesar das restrições de bloqueio de coronavírus nos últimos meses.
“A nova frota também sinaliza o crescimento da Unibuss como um dos maiores operadores de ônibus elétricos na região nórdica. Na capital norueguesa, a Unibuss opera mais da metade da frota de ônibus elétricos da cidade”, informou.
A BYD possui agora cerca de 300 ônibus elétricos entregues ou encomendados a operadores de transporte público na Escandinávia e mais de 1.300 em toda a Europa, conforme informado em nota.
“Com o aumento da temperatura do verão na Europa, a BYD tem a oportunidade de demonstrar a eficiência operacional e confiabilidade do Gerenciamento Térmico de Bateria (BTMS). O sistema garante um ótimo desempenho da bateria, independentemente de temperaturas extremas desde o extremo sul, no sul da Espanha e Portugal e, também no extremo norte da Suécia, próximo ao círculo ártico”, detalhou. (Diário do Transporte/Jessica Marques)