VW Caminhões e Ônibus oferece cursos grátis a caminhoneiros

Estradão

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está oferecendo cursos gratuitos para caminhoneiros. Os treinamentos são divididos em módulos e contemplam direção defensiva, mecânica básica, novas tecnologias, lei da balança e legislação. Todos os interessados que concluírem os módulos receberão certificado de participação.

 

Segundo informações da fabricante, o objetivo é contribuir com a categoria. sobretudo de caminhoneiros autônomos. Cada vez mais o mercado exige profissionais capacitados. Mas é difícil para o caminhoneiro dispor de tempo para se reciclar. Por isso, os cursos oferecidos pela VWCO são online e podem ter participação à distância.

 

Especialização para caminhoneiros

 

As aulas serão ministradas em parceria com a SafeD, empresa especializada em cursos de direção. Todos os cursos são reconhecidos pelo Detran e pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Com duração total de seis meses, os módulos serão oferecidos até dezembro de 2020.

 

“O ensino à distância é uma ótima opção para caminhoneiros que querem se especializar”, diz o diretor de serviços e pós-vendas da VWCO, Antonio Cammarosano Filho. De acordo com ele, as plataformas digitais se transformaram em uma importante ferramenta em tempos de distanciamento social

 

Novas tecnologias

 

O avanço da eletrônica nos caminhões vem criando demanda por motoristas qualificados. Quanto mais familiarizado o caminhoneiro estiver com as novas tecnologias, mais valorizado ele será.

 

No Brasil, 15,6% dos caminhoneiros reconhecem que a falta de qualificação ameaça o futuro da profissão. O dado faz parte dos resultados de uma pesquisa feita CNT (Confederação Nacional dos Transportes) sobre o perfil do motorista de caminhão. O estudo contou com a participação de 1.100 profissionais.

 

Com a flexibilização da quarentena, a demanda por transportes está voltando a crescer. Com isso, algumas empresas têm optado por treinar novos funcionários e outras vêm remanejando os mais velhos. Nesse contexto, a capacitação oferecida pela VWCO ganha ainda mais importância.

 

Confira as datas de cada módulo

 

1º Módulo – Direção Defensiva: com quatro aulas, uma por mês, de julho a outubro.

2º Módulo – Mecânica Básica e Novas Tecnologias: aulas on-line liberadas em novembro

3º Módulo – Legislação e Nova lei da Balança: aulas on-line liberadas em dezembro.

 

Para acessar, basta fazer o cadastro no site da Safed. (Estradão)