Metalúrgicos querem reunião com construtora que negocia compra da fábrica da Ford

Rede Brasil Atual

 

O noticiário sobre negociações para venda da área da Ford em São Bernardo de Campo ganhou mais um capítulo na semana passada. Agora, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC tenta interlocução com a Construtora São José, que está negociando com a montadora. A informação foi confirmada pela Ford ao sindicato na última sexta-feira (19), durante reunião por videoconferência com o presidente da companhia na América do Sul, Lyle Watters.

 

Os metalúrgicos lamentaram a postura da empresa no episódio. A notícia foi divulgada inicialmente pela prefeitura de São Bernardo. E não há confirmação de que, concluída a transação, o local seja de fato destinado a um empreendimento industrial.

 

A alguns veículos, a construtora informou que o local deverá ser destinado a um parque logístico e industrial, com galpões. O valor do negócio ficaria em R$ 550 milhões.

 

“Durante o processo de fechamento da fábrica, no decorrer do primeiro semestre de 2019, houve o comprometimento da Ford com o sindicato de que a negociação para venda da área teria como premissa a manutenção de um complexo de produção industrial que pudesse oferecer oportunidade de trabalho aos ex-funcionários da unidade”, afirmam os metalúrgicos, em nota assinada pelo presidente da entidade, Wagner Santana, o Wagnão. “No entanto, na reunião de hoje (sexta-feira), a Ford não esclareceu ao sindicato que tipo de negócio será realizado no local pelo possível comprador, informando apenas que se este se concentrará na área de logística e construção.”

 

História manchada

 

Para os metalúrgicos, a Ford descumpre o que havia acordado com o próprio sindicato – “e, infelizmente, mancha fortemente a história da empresa na região do ABC, construída ao longo de muitas décadas”. O sindicato afirma ainda que “continuará defendendo a manutenção do parque fabril e dos empregos, e estará atento, cobrando do poder público o compromisso que a área não se transforme, em hipótese alguma, num condomínio residencial”.

 

A Ford anunciou o fechamento da unidade de São Bernardo, a mais antiga da montadora em atividade no Brasil, em fevereiro do ano passado. Os metalúrgicos iniciaram uma série de atividades para reverter a decisão, incluindo uma reunião com a direção mundial, nos Estados Unidos. Mas a produção de veículos terminou em junho e a de caminhões, em outubro.

 

Com sede na zona oeste de São Paulo, a São José é uma construtora com quase quatro décadas de atuação, conhecida por empreendimentos de alto padrão. Procurada, não deu retorno. (Rede Brasil Atual)