Rodízio reduz trânsito, mas transporte público tem maior procura em São Paulo

O Estado de S. Paulo

 

No primeiro dia da medida adotada pela Prefeitura para diminuir a circulação de veículos e aumentar a taxa de isolamento social na capital, ruas e avenidas registraram pequeno índice de congestionamento, mas Metrô e CPTM observaram fluxo maior de pessoas

 

O novo rodízio de veículos que entrou em vigor ontem reduziu o trânsito na cidade de São Paulo e aumentou a procura pelo transporte público. O pico de congestionamento pela manhã foi de 1 quilômetro, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), mas no metrô e nos trens da CPTM o movimento cresceu de 11% a 15%, dependendo da região, segundo o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

 

O pico de 1 quilômetro foi às 8h30, enquanto há uma semana se relataram 11. Em relação à lentidão, o pico nesta segunda foi de 4 quilômetros, às 8 horas, enquanto que na semana passada foram registrados 21 no mesmo horário – pelos dados do Waze.

 

No metrô, Baldy disse à Rádio Eldorado que a alta de passageiros foi de até 12% em estações das Linhas 1, 2 e 3, de até 14% na 4-Amarela e de até 11% na 5-Lilás. Na CPTM, foi constatado um aumento de até 15% na demanda média de usuários para o pico da manhã.

 

Segundo a assessoria da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, esse aumento já era esperado e a oferta de trens estava ajustada para evitar aglomerações. À Rádio Eldorado, Baldy afirmou que a frota de trens é suficiente e poderá ser ampliada em caso de necessidade. Também houve reforço na frota de ônibus na cidade. A SPTrans informou que até as 9 horas foram utilizados 489 dos 600 ônibus de “reserva”.

 

No período da tarde, para se ter ideia, o pico foi de 8 quilômetros às 13 horas na segunda-feira anterior. Já ontem o pico de lentidão no primeiro dia do novo rodízio foi de 4 quilômetros, às 14h e 18h30. Uma semana atrás, o geral havia sido de 11, às 12h30. Com o novo rodízio, a Prefeitura quer tirar 50% da frota das ruas. A medida tem por objetivo aumentar o isolamento social e vale para toda a cidade, o dia todo, incluindo fins de semana. Nos dias pares, circulam placas de final par (0,2,4,6 e 8). E nos dias ímpares, as placas de final ímpar (1,3,5,7 e 9).

 

A capital paulista concentra o maior número de mortes e casos de coronavírus no Brasil. Em balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde no domingo, São Paulo registrava 46.131 casos confirmados e 3.7743 mortes. Na capital, eram 27.771 casos, com 2.281 mortes. Na semana passada, a taxa de isolamento social na cidade ficou abaixo de 50%. A meta é chegar aos 60% de isolamento – o ideal para evitar o colapso do sistema de saúde é de 70%.

 

Estão excluídos do rodízio carros da polícia, do Exército, prestadores de serviço de rede elétrica e de gás, e também veículos da área da saúde. Os profissionais de saúde devem fazer um cadastro na Prefeitura para ficarem fora da restrição.

 

O cadastro terá de ser feito nesta semana, por meio de envio de dados como CPF, nome, estabelecimento em que trabalha o profissional e a placa do veículo. As multas que forem aplicadas nos próximos dez dias a esses profissionais serão descartadas posteriormente. Os profissionais podem também enviar por e-mail, para o endereço eletrônico: isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br.

 

Os veículos de pessoas com deficiência, condutoras ou não condutoras, que já têm autorização da Prefeitura e estão isentos do rodízio de carros na cidade de São Paulo, continuam liberados para circulação em qualquer dia. Táxis e motos estão liberados da medida, mas carros de aplicativo só poderão circular nos dias em que a placa do veículo for permitida. Haverá também o retorno da restrição à circulação de caminhões em São Paulo, exceto os das áreas de abastecimento e saúde.

 

Pedido de suspensão

 

Desde quinta-feira, o novo rodízio é alvo de um pedido de suspensão feito pelo vereador Fernando Holiday (Patriota) contra a decisão da Prefeitura de ampliar a restrição aos veículos. Ontem, o Ministério Público Estadual (MPE) deu parecer favorável à suspensão do rodízio, embora discorde dos argumentos apresentados pelo vereador.

 

“Os questionamentos foram feitos, pois é intuitivo que a retomada do sistema de rodízio, sem estudos técnicos a amparar a medida, pode gerar reflexos negativos, inclusive para o próprio combate à pandemia”, diz o parecer apresentado pelo MP-SP à Justiça. “Sem estudos técnicos e planejamento que garantam os benefícios efetivos da medida, poderá provocar efeito contrário, isto é: a superlotação no transporte público coletivo e, consequentemente, uma maior propagação do novo coronavírus.” Questionada, a Prefeitura não respondeu aos questionamentos até as 21h30. (O Estado de S. Paulo/João Prata, Priscila Mengue, Bruno Ribeiro e Tulio kruse)