São Paulo inicia rodízio 24h em toda a capital

O Estado de S. Paulo

 

Na tentativa de aumentar a taxa de isolamento social e restringir a circulação de pessoas em São Paulo, o rodízio municipal de veículos, suspenso desde o início da pandemia, será retomado na capital de forma ainda mais restritiva e atingirá 50% da frota, diariamente, a partir desta segunda-feira, 11.

 

A medida também vai valer para toda a cidade, e não apenas para o centro expandido, o dia todo, incluindo fins de semana. Nos dias pares, circulam placas de final par (0,2,4,6 e 8). E nos dias ímpares, as placas de final ímpar (1,3,5,7 e 9).

 

Rodízio

 

Estão excluídos do rodízio carros da polícia, do Exército, prestadores de serviço de rede elétrica e de gás, e também veículos da área da saúde. Os profissionais de saúde devem fazer um cadastro na Prefeitura para ficarem fora da medida de restrição de circulação. O cadastro terá de ser feito nesta semana, por meio de envio de dados como CPF, nome, estabelecimento em que trabalha o profissional e a placa do veículo. As multas que forem aplicadas nos próximos dez dias a esses profissionais serão descartadas posteriormente. Os profissionais devem enviar e-mail para o endereço eletrônico: isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br.

 

Os veículos de pessoas com deficiência, condutoras ou não-condutoras, que já têm autorização da Prefeitura e estão isentos do rodízio de carros na cidade de São Paulo, continuam liberados para circulação em qualquer dia. Taxis e motos estão liberados da medida, mas carros de aplicativo só poderão circular nos dias em que a placa do veículo for permitida. Haverá também o retorno da restrição à circulação de caminhões em São Paulo, exceto os das áreas de abastecimento e saúde.

 

Questionado sobre possível lockdown na cidade, o bloqueio o total, o prefeito afirmou neste domingo que essa é a última opção, mas afirmou que a Prefeitura discute alternativas diariamente para fazer com que o isolamento social volte a ser respeitado pela população. Em dias de semana, o índice de isolamento social na capital paulista tem ficado abaixo dos 50%.

 

“Se as pessoas voltarem a ficar dentro de casa, para voltarmos ao índice de isolamento social de 55%, 60%, a curva vai achatando. Esperamos que as pessoas se conscientizem, agora também com a multa de rodízio.”

 

Em entrevista à GloboNews, Covas ainda reiterou que a cidade continua a buscar a iniciativa privada para aumentar o número de leitos de UTI. Foram acrescentados recentemente 750 leitos e a intenção é ter mais 1,5 mil leitos até fim de maio. “Estamos em parceria com sete hospitais privados para ofertar leitos para o SUS (Sistema Único de Saúde). A ideia é conseguir mais 800 leitos em parceria com o setor privado. Infelizmente, chegamos a 85% de ocupação dos leitos de UTI e estamos correndo para não ter aqui a mesma situação de (colapso) outros países”, disse.

 

Baixo isolamento

 

O Estado de São Paulo registrou uma taxa de isolamento social de apenas 50% neste sábado, índice mais baixo para este dia da semana desde que a quarentena foi implementada, em 24 de março. A taxa de isolamento social costuma subir em fins de semana, mas o índice vem caindo e ficando abaixo dos 50% em dias de semana, o que acendeu um sinal de alerta no governo paulista. Com o cenário de baixo isolamento e alta ocupação de leitos de UTI, na Grande São Paulo a ocupação desses leitos é de mais de 80%, a gestão Doria decidiu prorrogar a quarentena em todo o Estado até o dia 31 de maio. A medida vale para os 645 municípios paulistas, e permite somente o funcionamento de serviços considerados essenciais.

 

Veja como vai ser o novo rodízio

 

  1. Como vai funcionar o novo rodízio?

 

Os carros com placas de final ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) só poderão circular nos dias ímpares. Os carros com placa final par (0, 2, 4, 6 ou 8) só poderão circular nos dias pares. O rodízio valerá 24 horas de cada dia.

 

  1. Onde haverá restrição de circulação?

 

Em toda a cidade de São Paulo. Antes, o rodízio valia apenas no centro expandido.

 

  1. Até quando o novo rodízio vai durar?

 

Segundo a Prefeitura, ele valerá enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

 

  1. Qual o valor da multa?

 

O descumprimento do rodízio rende multa de R$ 130,16 ao infrator, além da perda de 4 pontos na sua CNH.

 

  1. Carros de outros municípios serão multados?

 

Sim, a multa vai chegar ao município de origem do veículo.

 

  1. São apenas os agentes de trânsito que aplicarão as multas?

 

Os radares de toda a cidade estarão programados para flagrar a desobediência ao rodízio. Os agentes de trânsito também vão continuar a fiscalizar. (O Estado de S. Paulo/Paloma Cotes e Luana Pavani)