Toyota RAV4 fica até R$ 60 mil mais caro desde o lançamento há menos de um ano

Carsale

 

A nova geração do Toyota RAV4 sofreu o quinto aumento de preços desde o seu lançamento no Brasil, em junho do ano passado. Com os novos valores, o SUV está até R$ 60 mil mais caro que na época da sua estreia em nosso mercado.

 

Segundo o site da Toyota, agora o RAV4 parte de R$ 217.990 (versão S) e chega a custar R$ 239.990 (configuração topo de linha SX). Aumentos de R$ 24 mil e R$ 26 mil, respectivamente, em relação ao último reajuste, praticado em março com a chegada da linha 2020.

 

Comparando com os preços do lançamento, as diferenças são de R$ 52 mil para a versão S (custava R$ 165.990) e R$ 60 mil no caso da SX (custava R$ 179.990).

 

Com o valor dos reajustes da versão SX é possível comprar um Etios Sedan X 1.5 manual (R$ 57.990) e ainda sobra troco para despesas de documentação ou seguro.

 

Vendido pela primeira vez no Brasil com propulsão híbrida, o RAV4 combina o motor 2.5 16V de quatro cilindros a gasolina a dois propulsores elétricos (um em cada eixo). O conjunto motriz, gerenciado por um câmbio automático CVT, fornece 222 cv de potência quando combina os dois tipos de propulsão. A tração é integral sob demanda.

 

De acordo com a Toyota, as médias de consumo são de 14,3 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. As baterias dos motores elétricos são recarregadas em desacelerações e frenagens, como no Prius.

 

A versão S traz de séries itens como faróis de LED, central multimídia com tela de 7 polegadas (compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay apenas a partir da linha 2020), câmera de ré, chave presencial, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado de duas zonas com saídas para o banco traseiro, painel de instrumentos digital, bancos dianteiros com ventilação e ajustes elétricos para o motorista, sete airbags, controles de estabilidade e tração, além de assistência de partida em rampa e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

 

Já a configuração SX adiciona teto solar panorâmico, carregador de smartphones por indução (sem fio), porta-malas com abertura elétrica e borboletas para trocas de marcha no volante. Há ainda um pacote de tecnologias semiautônomas, com frenagem de emergência, sistema pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção em faixa com atuação na direção e faróis altos com ajuste automático do facho alto. (Carsale/Guilherme Silva)