SUV estreia nova central multimídia VW Play

Jornal do Carro

 

A Volkswagen fez uma live para apresentar mais detalhes de uma das principais inovações do seu novo SUV Nivus, a central multimídia VW Play. O sistema foi criado pela divisão brasileira da marca, assim como o carro, e será comercializado em outros mercados. O VW Nivus será lançado no Brasil em junho e na Argentina no segundo semestre. Nos demais países da América Latina está programado para o início de 2021.

 

Entre os itens confirmados da nova central multimídia estão o tamanho da tela, sempre de 10,1 polegadas. A tela será configurável e poderá ter ícones alterados com tamanhos diferentes, para as funções mais utilizadas pelos ocupantes. O VW Play terá também uma funcionalidade que até então era exclusiva de modelos mais caros, o modo valet. Com uma senha é possível bloquear a central multimídia, restringindo o acesso as funcionalidades.

 

Além disso, para os smartphones da Apple, haverá possibilidade de integração ao Apple CarPlay sem uso de cabo para espelhar os aplicativos. Dentro do VW Play haverá uma memória interna de 10 GB onde poderá ser instalado os aplicativos de uso, como Spotify, Waze, entre outros.

 

Para isso, é possível usar o wi-fi conectado a rede da casa ou escritório para instalar ou atualizar os aplicativos, caso não queira utilizar a rede 4G do smartphone. Além disso, a Volkswagen criou uma parceria com algumas empresas para ter os aplicativos no VW Play.

 

Será possível fazer reserva de serviços da Estapar, uma rede de estacionamento, pedir socorro da Porto Seguro ou comida pelo app do iFood. O carro virá ainda de fábrica com a tag de pedágio do Sem Parar instalada com 3 meses sem mensalidade. O manual cognitivo, que estava disponível para Polo, Virtus e T-Cross via Smartphone, agora está disponível na própria central multimídia VW Play.

 

Motorização e câmbio

 

Em todas as versões, o Nivus será equipado com motor 1.0 turbo de até 128 cv com etanol e transmissão automática de seis marchas. É o mesmo conjunto que é utilizado em Polo, Virtus e T-Cross. Feito na fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), tem 4,24 metros de comprimento e 2,56 metros de entre-eixos. Por ser um crossover urbano, é mais alto que o Polo.

 

Nivus será o primeiro compacto com ACC do Brasil

 

Segundo a Volkswagen, o Nivus é o primeiro carro compacto do Brasil a ter o sistema ACC. O aparato lê a velocidade do carro da frente e mantém uma distância segura independentemente da ação do motorista. Há nele também um sistema AEB (Autonomous Emergency Brake), que identifica o risco eminente de uma colisão frontal e freia o carro de maneira autônoma. Ele varia em níveis de atuação até a frenagem total. Vai de 4 a 30 km/h e depois de 30 a 50 km/h. (Jornal do Carro)