Marcopolo testa solução de biossegurança em ônibus em parceria com a Viação Ouro e Prata

Diário do Transporte

 

A Marcopolo Next, divisão da Marcopolo focada em inovação, informou nesta quarta-feira, 29 de abril de 2020, que vai testar uma solução de biossegurança em ônibus em parceria com a Viação Ouro e Prata, operadora de transporte do Rio Grande do Sul.

 

O lançamento está sendo feito em parceria com a Aurratech, empresa com atuação no Brasil, África do Sul, Espanha e Estados Unidos. A solução é específica tornar o transporte coletivo mais seguro a contaminações virais.

 

O produto, chamado FIP Onboard, fará parte dos serviços de Biossegurança Onboard que serão oferecidos pela fabricante. Segundo Petras Amaral, chefe de negócios da Marcopolo Next, o produto é atóxico e pode ser aplicado rapidamente no salão de passageiros, cabine do motorista e até mesmo no bagageiro, cobrindo 100% das superfícies. O processo total de aplicação leva menos de 20 minutos e garante proteção por até três dias.

 

“Uma névoa é dissipada em todo o interior do ônibus. Em cerca de 10 minutos, o produto atua e realiza a desinfecção, impedindo a disseminação dos vírus”, explica o executivo.

 

Ainda de acordo com a Marcopolo, a névoa age sem deixar poltronas úmidas, evitando o desconforto dos passageiros, e também sem interferir no funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos internos.

 

“A aplicação desenvolvida em conjunto com a Aurratech tem formulação desenvolvida exclusivamente para ônibus, tendo potencial para redefinir os protocolos de biossegurança relacionados à sanitização antes de cada viagem, o que permitirá um retorno seguro da mobilidade em viagens interestaduais, intermunicipais e urbanas”, diz também Petras Amaral.

 

As primeiras Provas de Conceito demonstraram que a aplicação do FIP Onboard é simples e proporciona total desinfecção, de acordo com a Marcopolo.

 

“O produto é aplicado após a limpeza padrão e normal dos ônibus, onde uma névoa se dissipa no ambiente. A ação do sanitizante é imediata na inativação das bactérias e vírus, fazendo do FIP Onboard uma ferramenta eficiente e efetiva ao combate da COVID-19, permitindo que o veículo seja utilizado pelos passageiros poucos minutos após a sua aplicação.”

 

“Além da grande capacidade de desinfecção e da duração da proteção oferecida, o sistema FIP Onboard apresenta vantagens importantes para a operação se comparado com sistemas do tipo aspersão, pois independe da atenção de operadores para cobrir todas as superfícies.”

 

Lançamento

 

Com o objetivo de atender ao maior número possível de clientes com esta solução, a Marcopolo Next informou que está definindo no momento os detalhes finais para ofertar a solução na forma de serviço de aplicação, por meio da rede Marcopolo de representantes no Brasil e no exterior.

 

“Estamos preparando os equipamentos para aplicação e iniciando os treinamentos para as equipes de nossas filiais e das redes de distribuidores, concessionários e representantes Marcopolo e Volare no Brasil e exterior”, complementa Petras Amaral.

 

Características do FIP–Fog in Place, segundo a Marcopolo:

 

– Solução biocida em estado de “nano partículas”, ao invés de uma solução líquida, não deixando umidade;

 

– Permanece em suspensão por um longo período, proporcionando maior tempo de contato entre a solução biocida e superfícies;

 

– Maior deposição de gotas por cm²;

 

– Contato da solução biocida em 100% das superfícies, até em áreas de difícil acesso;

 

– Aumento da eficácia do processo de desinfecção/sanitização;

 

– Reduz drasticamente o consumo de água e produto sanitizante, podendo alcançar 99% de economia em comparação aos métodos tradicionais de desinfecção (Ex. Aspersão);

 

– Processo automatizado que minimiza a interferência humana (No Touch Disinfection–NTD), reduzindo o risco de falhas e necessidade de retrabalho;

 

– Segurança e Saúde ocupacional, elimina o contato humano direto com produtos químicos durante a aplicação da solução biocida. (Diário do Transporte/Jessica Marques)