Novo SUV da Toyota, Yaris Cross é híbrido, 4X4 e vai brigar com Renault Captur

Revista Auto Esporte

 

A Toyota revelou o Yaris Cross, utilitário esportivo compacto baseado no Yaris que deve chegar ao mercado japonês no segundo semestre deste ano e estrear na Europa em meados de 2021.

 

O modelo é construído na plataforma TNGA (Nova Arquitetura Global da Toyota), a mesma de diversos modelos como Corolla e RAV4 e concebida para utilizar sistemas híbridos.

 

Por isso não é surpresa que o Yaris Cross compartilhe a mesma tecnologia dos “irmãos”, aliando um motor elétrico a 1.5 de três cilindros a gasolina, conjunto que entrega 114 cv. Além disso, ele terá opção de tração integral, combinação inédita no segmento de SUVs compactos.

 

Sua distância entre-eixos é a mesma do hatch, com 2,51 m, mas o SUV é 24 cm mais longo, chegando a 4,18 m, 2 cm mais largo (totalizando 1,71 m) e 9 cm mais alto (1,56 m).

 

Dessa forma, o SUV leva vantagem no tamanho do porta-malas – o volume, porém, ainda não foi divulgado – e no espaço para a cabeça e os ombros.

 

Como opcional, o bagageiro terá tampa elétrica e, para facilitar o carregamento, piso ajustável em altura que pode ser dividido em duas seções.

 

Mas com essas medidas, ele não chega a ameaçar o C-HR – que tem ainda um estilo mais ousado. O Yaris Cross tem um design mais conservador, semelhante ao do RAV4, de quem herda traços da dianteira, muitos revestimentos de plástico na carroceria e arcos das rodas avantajados. A pintura bicolor também ajuda a lembrar o irmão mais velho.

 

A ideia da marca japonesa é brigar no segmento que inclui Renault Captur, Nissan Juke e Ford Puma. Consultada, a Toyota afirma que não há perspectiva de que o Yaris Cross seja oferecido por aqui, uma vez que o SUV não tem nada a ver com o Yaris brasileiro.

 

O modelo fabricado no país é uma reestilização da versão criada para mercados emergentes, e não o carro moderno oferecido lá fora. (Revista Auto Esporte/Thais Villaça)