Mercado de pneus tem queda de 11,7% em março

Frota & Cia

 

De acordo com o levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), em março, a indústria nacional de pneumáticos teve queda de 11,7% em ante mesmo período de 2019. O resultado é consequência do declínio significativo nas vendas para montadoras (-29,6%). Com isso, o mês fechou com um total de 4.474.381 unidades comercializadas.

 

Em relação aos veículos de carga a retração foi de 7,1% no número de vendas. No entanto, a queda no que diz respeito a comercialização para montadoras foi de 21,9%. Sendo assim, a retomada das montadoras pós quarentena será essencial para a recuperação do segmento.

 

Segundo Klaus Curt, presidente executivo da ANIP, os dados mostram o impacto do coronavírus no setor. “Com o início das medidas de contenção do contágio do Covid-19 durante o mês de março, o setor sofreu impacto significativo nas vendas às montadoras, que paralisaram a produção de veículos progressivamente. Portanto, o desempenho dos próximos meses dependerá do retorno das atividades das montadoras e do mercado de forma geral”. (Frota & Cia/André Garcia)