Cummins oferece material de filtros para fabricação de máscaras

Diário do Transporte

 

A Cummins, fabricante independente de motores diesel, componentes e grupos geradores, está oferecendo o material NanoNet, usado nos filtros, para a produção de máscaras respiratórias N95.

 

O objetivo é contribuir na luta contra a pandemia de Covid-19. A ação é feita em parceria com a DuPont para a fabricação de máscaras nos Estados Unidos e no Brasil.

 

“Com muitos dos principais fabricantes de máscaras do mundo precisando de materiais críticos para montar esses equipamentos de proteção individual e lutando para atender à demanda, a Cummins usará a tecnologia de filtro pré-existente em parceria com a DuPont para ajudar com o fornecimento”, explicou Amy Davis, vice-presidente da Cummins Filtros.

 

As tecnologias NanoNet e NanoForce, pertencentes à Cummins Filtration, em complemento com a membrana híbrida da DuPont, são encontradas em filtros de ar, combustível e lubrificante e também podem ser usadas nas máscaras N95 utilizadas pelos profissionais de saúde.

 

De acordo com a Cummins, ambas são capazes de filtrar as partículas transportadas pelo ar que podem espalhar o novo coronavírus.

 

“A designação N95 significa que o respirador pode impedir que pelo menos 95% das partículas entrem pelo nariz e boca do usuário. Quando o material NanoNet da Cummins foi testado, usando um método de teste padrão do setor, excedeu aos requisitos de desempenho para a designação N95. Desde então, as instalações da Cummins forneceram amostras do material para os fabricantes em todo o mundo verificarem sua eficácia.”

 

Aprovação

 

Embora os produtos com a mídia da Cummins precisem ainda ser examinados e aprovados pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH), nos EUA, a empresa já está se preparando para auxiliar.

 

No Brasil, a Cummins Filtros também está em fase de aprovação com os órgãos competentes para o uso do elemento filtrante nas máscaras N95 e/ou PFF2.

 

“Estamos trabalhando o mais rápido possível com as autoridades de saúde e outros parceiros para ajudar a certificar os produtos com nossos materiais e preparar nossas instalações para atender toda a demanda”, disse Davis.

 

Protótipos

 

Os primeiros protótipos de máscara com a mídia doada pela Cummins foram montados pelas equipes da Universidade de Minnesota em março, como parte de uma iniciativa para fornecer máscaras à M Health Fairview e outros sistemas de saúde baseados em Minneapolis.

 

À medida que o surto de Covid-19 aumentava, a Universidade de Minnesota percebeu que o fornecimento de máscaras N95 para proteger os profissionais de saúde acabaria em questão de semanas, segundo a Cummins.

 

“Para enfrentar esse desafio, uma equipe de designers, engenheiros, químicos, cirurgiões, anestesistas e especialistas do Instituto de Engenharia em Medicina da Universidade de Minnesota; Escola de Medicina; Faculdade de Design; Faculdade de Ciências e Engenharia e o Center for Filtration Research Consortium (CFR) se reuniu para tratar da escassez projetada de equipamentos críticos de proteção individual.”

 

Embora a tecnologia de membrana híbrida da DuPont seja tipicamente integrada às fibras sintéticas da Cummins para proteger componentes sensíveis do motor, ela tem outras aplicações que podem incluir meios de filtragem usados ??nas máscaras do respirador N95.

 

“A tecnologia da DuPont ultrapassa os limites das membranas semiporosas e são fabricados usando um processo de fiação proprietário. Os materiais são compostos por fibras contínuas de submícron e o resultado final é uma estrutura que equilibra a respirabilidade e a alta eficiência de filtração dos particulados”. (Diário do Transporte/Jessica Marques)