Frota & Cia
A Goodyear realizou testes recentes, que totalizaram mais de 3 milhões de quilômetros rodados, com objetivo de realizar estudos de campo com consumidores utilizando pneus conectados. Sendo assim, os pneus conectados estavam equipados com sensores embutidos, que permitiam “se comunicar” com o veículo e com a estrada. E com isso, medir as características ideais de condução, ajudando a melhorar o potencial de desempenho e a dirigibilidade do veículo.
De acordo com os estudos iniciais, os pneus conectados da podem reduzir a distância das frenagens em até 30%, tanto em pneus novos como em usados. No entanto, com a evolução dos veículos para carros elétricos ou autônomos, os pneus conectados devem proporcionar uma redução ainda maior.
O sistema inteligente de pneus conectados mede e registra constantemente as informações dos pneus. Além disso, são combinadas com outros dados dos veículos e conectadas aos algoritmos da Goodyear.
Segundo Chris Helsel, diretor de tecnologia da Goodyear, o pneu tem ainda mais destaque em situações adversas. “Pense em um motorista conduzindo um veículo em uma estrada escorregadia e sinuosa, com temperaturas baixas. O condutor ajusta os comandos, diminuindo a velocidade, acionando os freios ou evitando fazer movimentos bruscas do volante”, disse. “Mas imagine o que aconteceria se ninguém estivesse atrás do volante? O pneu acaba sendo a única parte do volante que toca o chão e que pode comunicar as informações cruciais ao veículo, melhorando, assim, a direção, a segurança e o desempenho”.
Os pneus conectados da Goodyear ainda não estão disponíveis para o mercado. Entretanto, testes extensivos continuam sendo realizados com pneus de montadoras, em startups e outros, criando soluções personalizadas para melhorar a experiência de direção dos consumidores. (Frota & Cia/André Garcia)