Coronavírus: montadoras suspendem eventos de apresentação de veículos

Zero Hora

 

A evolução do coronavírus nos últimos dias levou os fabricantes de veículos suspenderem os eventos de lançamento programados para esta semana. A produção contínua normal e os novos modelos estão chegando às concessionárias de todo o país.

 

A Volkswagen, a Iveco e a Volvo cancelaram as apresentações da Amarok, Daily e XC 40 híbridos que deveriam ocorrer nesta segunda-feira (16). A Ford também suspendeu o lançamento da Ranger Storm, que ocorreria de terça-feira (17) a quinta-feira (19), no Rio Grande do Sul, e a General Motors do Chevrolet Tracker 2020. O evento da GM será feito pela internet nesta quarta-feira (18).

 

A Fiat, que programou a apresentação da nova picape Strada para o começo de abril, monitora a evolução do coronavírus para confirmar ou não o evento.

 

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou que as operações ainda não foram impactadas por falta de componentes ou por trabalhadores contagiados pelo coronavírus.

 

Os fabricantes adotaram medidas para evitar o risco de contágio dos funcionários em todos os setores, da linha de montagem à administração. Os funcionários que estiveram no exterior nas últimas semanas estão em quarentena.

 

A China é o maior fornecedor de autopeças do Brasil. Quase 15% dos componentes usados na montagem de peças e equipamentos dos carros montados no país são chineses. O Japão responde por 8% das importações e a Coreia do Sul, 7%.

 

Os últimos desembarques de peças importadas da Ásia ocorreram em dezembro e janeiro, o que garante estoque suficiente para a produção nas próximas semanas. O transporte leva em média dois meses. A Caoa Chery, por exemplo, recebeu dois carregamentos no final do ano, e próximo está a caminho. (Zero Hora/Gilberto Leal)