Escola do Mecânico oferece cursos de capacitação

iCarros

 

Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado em fevereiro, mostra que metade das indústrias do Brasil reclamam de falta mão de obra qualificada. Essa também é a realidade do setor automotivo, principalmente nas ocupações mais “mão na massa”.

 

Com o objetivo de suprir essa demanda crescente do mercado e gerar mais emprego e renda no país, a empresária Sandra Nalli criou, em 2011, a Escola do Mecânico. A primeira unidade foi aberta em Campinas (SP), mas hoje a escola está presente em 25 cidades brasileiras nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia.

 

Em nove anos de atuação, a escola já matriculou 19.500 alunos na rede e possui planos de crescimento. “Nós fechamos 2019 com 33 escolas e nossa meta para 2020 são 50, com expansão também para outras regiões do Brasil. Queremos efetivar 25 mil alunos na nossa rede até o final do ano”, conta Sandra.

 

Perfil dos alunos

 

Cerca de 70% dos alunos que ingressam na escola não possuem conhecimento prévio na área e os outros 30% já são atuantes e buscam uma especialização. Os cursos também são uma ótima oportunidade para quem quer aprender o básico para não ficar na mão nos casos de imprevistos ou emergências.

 

Um grande problema para muitos dos que procuram a escola é a questão comportamental, principalmente entre o público que já atua na área. “Muitos perdem emprego não pela questão técnica, mas porque não possuem o comportamento adequado que as lojas precisam para atender o cliente. Isso é uma dor do mercado que também trabalhamos aqui”, explica a dona da marca.

 

Apesar de ainda serem minoria, as mulheres estão cada vez mais presentes na escola. Hoje, elas representam cerca de 10% de todos os alunos e 30% dos funcionários da rede. “As mulheres tendem a ficar inibidas em um ambiente que é dominado por homens. Ao verem outras mulheres, tanto na parte administrativa, quanto como professoras, elas se sentem mais seguras em fazer as aulas”, completa.

 

Cursos disponíveis

 

Atualmente, a Escola do Mecânico oferece os cursos de Linha Leve, Linha Pesada e Motocicletas. A empresa possui um Centro de Capacitação Profissional com capacidade para atender 900 alunos, onde são oferecidos cursos de Mecânica Automotiva Completa, Gestão de Negócios para o Segmento Automotivo, Consultor de Vendas Automotivas, Mecânica para Mulheres e Mecânico de Motocicletas Completo, entre outros.

 

Confira aqui a lista completa de cursos.

 

Valores dos cursos de mecânica

 

O investimento varia bastante. O curso mais acessível é o de Gestão de Negócios para o Segmento Automotivo, que custa R$960 e tem duração total de 48 horas. Já o mais caro é o de Mecânica Automotiva Completa, com duração de 165 horas, que não sai por menos de R$3.272. Os cursos podem ser parcelados em 10 ou 12 vezes. (iCarros/Luiza Martinelli Rossi)