iCarros
Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado em fevereiro, mostra que metade das indústrias do Brasil reclamam de falta mão de obra qualificada. Essa também é a realidade do setor automotivo, principalmente nas ocupações mais “mão na massa”.
Com o objetivo de suprir essa demanda crescente do mercado e gerar mais emprego e renda no país, a empresária Sandra Nalli criou, em 2011, a Escola do Mecânico. A primeira unidade foi aberta em Campinas (SP), mas hoje a escola está presente em 25 cidades brasileiras nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia.
Em nove anos de atuação, a escola já matriculou 19.500 alunos na rede e possui planos de crescimento. “Nós fechamos 2019 com 33 escolas e nossa meta para 2020 são 50, com expansão também para outras regiões do Brasil. Queremos efetivar 25 mil alunos na nossa rede até o final do ano”, conta Sandra.
Perfil dos alunos
Cerca de 70% dos alunos que ingressam na escola não possuem conhecimento prévio na área e os outros 30% já são atuantes e buscam uma especialização. Os cursos também são uma ótima oportunidade para quem quer aprender o básico para não ficar na mão nos casos de imprevistos ou emergências.
Um grande problema para muitos dos que procuram a escola é a questão comportamental, principalmente entre o público que já atua na área. “Muitos perdem emprego não pela questão técnica, mas porque não possuem o comportamento adequado que as lojas precisam para atender o cliente. Isso é uma dor do mercado que também trabalhamos aqui”, explica a dona da marca.
Apesar de ainda serem minoria, as mulheres estão cada vez mais presentes na escola. Hoje, elas representam cerca de 10% de todos os alunos e 30% dos funcionários da rede. “As mulheres tendem a ficar inibidas em um ambiente que é dominado por homens. Ao verem outras mulheres, tanto na parte administrativa, quanto como professoras, elas se sentem mais seguras em fazer as aulas”, completa.
Cursos disponíveis
Atualmente, a Escola do Mecânico oferece os cursos de Linha Leve, Linha Pesada e Motocicletas. A empresa possui um Centro de Capacitação Profissional com capacidade para atender 900 alunos, onde são oferecidos cursos de Mecânica Automotiva Completa, Gestão de Negócios para o Segmento Automotivo, Consultor de Vendas Automotivas, Mecânica para Mulheres e Mecânico de Motocicletas Completo, entre outros.
Confira aqui a lista completa de cursos.
Valores dos cursos de mecânica
O investimento varia bastante. O curso mais acessível é o de Gestão de Negócios para o Segmento Automotivo, que custa R$960 e tem duração total de 48 horas. Já o mais caro é o de Mecânica Automotiva Completa, com duração de 165 horas, que não sai por menos de R$3.272. Os cursos podem ser parcelados em 10 ou 12 vezes. (iCarros/Luiza Martinelli Rossi)