BYD levará primeira frota de caminhões 100% elétricos para o Equador

O Brasil Sobre Rodas

 

A BYD acaba de anunciar a recente assinatura de um acordo para levar a primeira frota de caminhões elétricos para o Equador. No dia 21 de fevereiro, representantes da empresa de transporte Transcarsell e da BYD Equador assinaram um contrato para a aquisição de 20 caminhões elétricos de transporte de grandes contêineres multimodais. O primeiro caminhão será entregue em agosto de 2020 e o restante em 2021.

 

O caminhão BYD 100% elétrico para carga pesada é equipado com baterias de fosfato ferro lítio, com vida útil de 15 anos e uma autonomia de 150 quilômetros com uma única carga. Este veículo possui o eixo de transmissão integrado do caminhão e um sistema de controle único desenvolvido pela BYD. O sistema de energia eletro-hidráulico facilita muito a direção e garante uma capacidade de carga de 31,5 toneladas.

 

O caminhão tem a vantagem de operar silenciosamente, com zero emissões e baixos custos operacionais, o que melhora muito a experiência de condução em comparação com os caminhões a combustível tradicionais. Além disso, ele vem equipado com um sistema de controle de cruzeiro. “Com a chegada desses caminhões ao Equador, estamos intensificando nossos esforços para ajudar o país em sua transição para a mobilidade elétrica e um futuro mais verde”, disse Jorge Burbano, Gerente Nacional da BYD Equador.

 

“Estou interessado em continuar a crescer com a minha empresa, refletindo meu compromisso com o país, nossos trabalhadores e nossos clientes”, disse Lenin Garzon, Gerente Geral da Transcarsell após a assinatura do documento. “Quero que minha empresa seja a primeira do tipo a usar caminhões que não só me permitam economizar, mas também ajudem a reduzir as emissões de carbono em nosso setor.”

 

Com sua variedade de produtos 100% elétricos, a BYD mantém sua posição como pioneira mundial em soluções eco eficientes para diferentes indústrias, especialmente em energia automotiva e renovável.

 

Em fevereiro de 2019, a BYD comprou a primeira frota de 20 ônibus elétricos para o Equador, que foram recebidos oficialmente em uma cerimônia liderada pelo vice-presidente do país, Otto Sonnenholzner. Na cidade de Loja, no sul do país, uma frota de 37 táxis elétricos opera desde 2017. Esses pedidos anteriores, juntamente com a frota de 20 caminhões elétricos a chegar, colocam o Equador na linha de frente do rápido impulso da América Latina por eletrificação de transporte.

 

Atualmente, o mercado latino-americano da BYD está em rápida expansão e seus ônibus, táxis e caminhões 100% elétricos estão atendendo com sucesso muitos países da região, incluindo Chile, Brasil, Colômbia, Argentina, Peru e Uruguai. Globalmente, os veículos puros da BYD se espalharam por mais de 300 cidades, em mais de 50 países e regiões.

 

Gigante global pioneira em energia limpa

 

A BYD é a maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in (de 2015 a 2018). A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Superando 240 mil funcionários distribuídos em 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes). A BYD é ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. Em 2019, a empresa alcançou a terceira posição entre as companhias que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune, e, em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, entre outros prêmios internacionais.

 

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. Em fevereiro de 2019, a BYD Brasil assinou seu primeiro projeto de SkyRail (monotrilho) no país, numa Parceria Público Privada (PPP) de R$ 1,5 bilhão na cidade de Salvador. A BYD Brasil já emprega mais de 250 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo. (O Brasil Sobre Rodas)