AutoIndústria
A General Motors fechou fevereiro e também o primeiro bimestre do ano com dois modelos no topo do ranking dos dez automóveis mais vendidos no País, pela ordem o Onix (hatch) e o Onix Plus (sedã). A Volkswagen, no entanto, conquistou o maior número de carros nessa seleta lista em fevereiro, com o Gol e Polo ocupando, respectivamente, a 5ª e a 8ª posições, e o T-Cross saltando do 13º em janeiro para o 9º lugar no mês passado.
As vendas do T-Cross foram ligeiramente superiores às do Jeep Renegade – 5.374 contra 5.354 unidades – e, com isso, o modelo da Volkswagen atingiu a liderança no segmento de SUVs pela primeira vez desde o seu lançamento no ano passado. As vendas do Gol atingiram 5.944 unidades e as do Polo, 5.517, conforme balanço divulgado pela Fenabrave na segunda-feira, 2.
Já o Chevrolet Onix totalizou 17,3 mil emplacamentos, enquanto o sedã da mesma família licenciou 9.129 unidades. O terceiro colocado entre os dez mais comercializados foi o Hyundai HB20, com 8,4 mil emplacamentos, seguido pelo Ford Ka, com 8.163.
No ranking do top 10, o Fiat Argo foi o único representante da marca italiana, com 5,9 mil licenciamentos em sexto lugar, e o Kwid o único da Renault, com 5,7 mil unidades na sétima colocação. O Jeep Renegade fecha a lista com as 5.154 unidades vendidas.
Enquanto a General Motors tem concentrado suas vendas basicamente na família Onix, a Volkswagen tem um dos maiores portfólios hoje no País e, com isso, aparece em todos os principais segmentos do mercado. Vale lembrar que ambas apresentarão novos modelos em breve: a GM lança o novo Tracker ainda este mês e a VW apresenta o Nivus, também no segmento de SUVs, no segundo trimestre.
No acumulado do bimestre, Onix e Onix Plus mantêm as duas primeiras posição, enquanto o Ka aparece em terceiro lugar. Na sequência vêm HB20, Kwid, Gol, Polo, Argo e os dois SUVs da Jeep, Renegade e Compass.
No ranking das marcas mais vendidas, a GM se mantém em primeiro lugar, com 69,2 mil emplacamentos e 18,37% de participação, seguida da Volkswagen, com 61,1 mil unidades e fatia de 16,22%. A Fiat é a terceira colocada, com, respectivamente, 52,4 mil e 13,92%. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)