BMW contrata maestro de “Piratas do Caribe” para criar os sons do novo elétrico I4

Revista Auto Esporte

 

O surto de coronavírus não permitiu a realização do Salão de Genebra, mas as montadoras deram um jeitinho de divulgar seus lançamentos mesmo assim: em vídeo divulgado nesta terça-feira (3), a BMW apresentou o Concept i4, Gran Coupé 100% elétrico com 530 cv, 600 quilômetros de autonomia e capaz de fazer de 0 a 100 km/h em quatro segundos.

 

Mas uma das características mais curiosas do modelo não tem a ver com desempenho: em parceria com o estúdio de Hans Zimmer, compositor alemão responsável por trilhas sonoras de filmes como Piratas do Caribe e Dunkirk, a linha de carros elétricos da BMW será equipada com recursos sonoros que acompanharão o motorista na hora de dirigir.

 

Durante o anúncio, os porta-vozes da montadora alemã destacaram o compromisso de reduzir drasticamente as emissões de CO2 em cumprimento com a legislação europeia. Mas, de acordo com a empresa, isso não significa que os motoristas perderão o prazer de dirigir os veículos da marca.

 

Para provar esse ponto, o BMW Concept i4 foge da estética futurista e apresenta um visual agressivo, tanto nas linhas frontais quanto nos difusores traseiros (apesar de as entradas de ar não serem necessárias em carros elétricos, há ganhos de aerodinâmica com esse desenho).

 

As linhas azuis que representam a identidade visual dos modelos híbridos e elétricos da marca também se destacam nas grades (sim, elas estão divididas), posicionadas logo abaixo do logo remodelado da BMW, com design bidimensional e transparente (veja abaixo). De acordo com a empresa, tal identificação estará presente em alguns dos lançamentos futuros da montadora.

 

Desempenho

 

O armazenamento de energia nas baterias de íons de lítio é o grande desafio na hora de desenvolver um veículo elétrico com boa autonomia.

 

No caso do BMW Concept i4, uma bateria compacta (mas com densidade capaz de aumentar a eficiência energética) consegue fazer com que o veículo rode até 600 quilômetros sem necessidade de carregamento – índice bastante superior a modelos como Porsche Taycan e o Jaguar I-Pace, ambos com cerca de 450 quilômetros de autonomia.

 

Fabricado na cidade alemã de Munique, sede da BMW, o Gran Coupé de 530 cavalos tem velocidade controlada máxima de 200 km/h.

 

Painel sem botões (e com tela curva)

 

O visual bem definido no exterior acompanha a ideia de que “menos é mais” também no interior do carro-conceito: os bancos são revestidos de microfibra especial e contam com detalhes de couro natural, fornecendo um aspecto de leveza.

 

No painel, a infinidade de botões dá lugar à uma tela curva digital que exibirá as diferentes funcionalidades do veículo. De acordo com os executivos da BMW, a ideia é que o computador de bordo se torne uma interface natural na hora de dirigir, fornecendo informações e notificações assim como estamos acostumados com os dispositivos utilizados no dia a dia.

 

E o barulho?

 

A jornada silenciosa dos carros elétricos ainda pode parecer estranha para boa parte dos consumidores, mas a BMW também encontrou uma solução para atenuar essa questão.

 

Na tela central, será possível selecionar diferentes modos de direção, que também influenciarão o barulho no interior do carro. Ao selecionar a opção “Sport”, os sons serão mais intensos, enquanto no modo “Core”, o veículo oferecerá sensações auditivas mais suaves.

 

Vai chegar nas ruas?

 

Apesar de ser um conceito, os executivos da BMW afirmam que um modelo bastante similar ao Concept i4 será lançado até 2021.

 

Enquanto isso, os planos da empresa incluem a chegada para este ano do BMW iX3, SUV médio 100% elétrico que será fabricado na China.

 

Junto da linha de modelos híbridos, o Grupo BMW planeja vender mundialmente 1 milhão de veículos eletrificados até o final de 2021. (Revista Auto Esporte/Thiago Tanji)