Jornal do Carro
Um terço dos motoristas não sabe como utilizar os recursos oferecidos nos carros atuais. Dos sistemas que não são devidamente utilizados, os principais são dispositivos eletrônicos, como os voltados à assistência à direção. Essa é a principal conclusão de um estudo feito na Inglaterra, mas que serve de parâmetro para vários países do mundo, inclusive o Brasil.
O levantamento realizado pelo British Motor Show aponta que 35% dos motoristas entrevistados não faz ideia de como utilizar vários sistemas. Do grupo pesquisado, 20% usa menos da metade das tecnologias e 10% afirma que apenas “compreende uma fração”.
Outro dado surpreendente é que 20% dos entrevistados dizem que apenas dirigem os carros, sem se dar ao trabalho de aprender sobre suas funções.
O levantamento feito pelo British Motor Show mostra que o maior problema é a falta de informação. Dos entrevistados, 71% dizem que não são bem orientados nas concessionárias durante o processo de compra. Mais preocupante são os 21% que afirmam não ter recebido qualquer tipo de informação sobre os recursos tecnológicos dos veículos.
Muitas das funções de alta tecnologia para conforto dos motoristas são vendidas como opcionais. Caso não sejam utilizadas, é um desperdício de dinheiro incluí-las no veículo.
CEO do evento britânico, Andy Entwistle afirma que os consumidores “precisam compreender melhor o quanto os veículos estão tecnologicamente avançados”. Por isso, a próxima edição do British Motor Show, em agosto, será focada em ações para conscientizar os visitantes sobre a importância das funções disponíveis nos veículos modernos.
Salão de São Paulo
No Brasil, o Salão do Automóvel de São Paulo, marcado para novembro, soma mais de 15 desistências. Para tentar contornar as ausências, a Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora do evento, anunciou que a feira “será a mais tecnológica de todos os tempos”.
Segundo a empresa, a meta é “ampliar o destaque para novas tecnologias e o futuro da multimobilidade”. Uma das novidades será a ampla utilização de QR Code. Por meio dele, o visitante poderá capturar em seu smartphone todas as informações de cada atração. (Jornal do Carro)