Valtra comemora 60 anos de presença no Brasil

Agrolink

 

Uma das marcas mais conhecidas no país no agronegócio e presente em muitas propriedades Brasil afora, a Valtra comemora 60 anos de presença em território brasileiro. De origem finlandesa, a marca chegou ao Brasil no início de 1960, depois de uma abertura comercial entre os governos brasileiro e finlandês.

 

Na época, a montadora de máquinas e implementos agrícolas iniciou as operações como Valmet do Brasil.  Liderado pelo impulso desenvolvimentista do então presidente Juscelino Kubistchek, que tinha como lema avançar “50 anos em 5”, a indústria automotiva do Brasil teve um grande avanço no período, incluindo a área de máquinas e implementos agrícolas. Aproveitando essa abertura, a Valmet foi a primeira montadora agrícola a se instalar em solo brasileiro.

 

Nestas seis décadas de presença da Valtra no Brasil, a marca se consolidou e foi pioneira no desenvolvimento de máquinas agrícolas pesadas, especialmente para o cultivo em solo brasileiro, preservando o design e a robustez escandinavos.

 

“Celebrar 60 anos da Valtra no Brasil é celebrar o progresso da agricultura brasileira, cuja história se mistura com a da marca. Foi a primeira montadora de máquinas agrícolas a se instalar no país e, ao longo destes 60 anos, tem mantido a sua vocação de marca inovadora. Não foram poucas as vezes em que a Valtra redefiniu o mercado de máquinas no país nessas seis décadas”, exalta Luis Felli, presidente da AGCO América do Sul, detentora da marca Valtra atualmente.

 

Como prova da inovação, foi da Valtra o primeiro trator estreito, desenvolvido para combater a crise de pragas nas lavouras brasileiras de café nos anos 60. Além disso, por muitos anos o maior e mais potente trator do Brasil foi o Valmet 138-4. Já na década de 70, período em que o país passou por uma forte crise energética, a Valtra desenvolveu o primeiro e mais eficiente trator com motor de ignição a diesel e torque a álcool. Também foi da Valtra o primeiro trator com cabine e ar-condicionado do país, lançado nos anos 90.

 

Nos dias atuais, a Valtra renovou 100% do seu portfólio de máquinas, adicionando alta tecnologia, conectividade e inteligência a tratores, colheitadeiras, pulverizadores e implementos. Em 2017, a inovação marcou mais uma vez a história da empresa ao fabricar o Valtra Série T CVT, o primeiro com câmbio CVT do país. Além disso, a companhia segue investindo fortemente em tecnologias HiTech para seguir inovando no novo cenário a que a agricultura brasileira está se inserindo. (Agrolink/Leonardo Gottem)