Novo Volkswagen Caddy é apresentado na Europa

Estradão

 

O novo Volkswagen Caddy acaba de ser apresentado em Dusseldorf, na Alemanha. O modelo da marca alemã é um dos utilitários mais populares da Europa. Nesta quinta geração, o Caddy utiliza a plataforma MQB, a mesma de carros de passeio consagrados no mundo todo, como o Golf.

 

Essa base é modular e no Brasil é utilizada em modelos como o hatch Polo e o sedã Virtus, por exemplo. Entre os destaques do novo Volkswagen Caddy está o visual, que lembra o de automóveis da marca alemã. É o caso da grade dianteira, integrada ao pára-choque, e do conjunto óptico.

 

Esses atributos deram um estilo mais esportivo ao novo Volkswagen Caddy. Ainda assim, as características de utilitário foram mantidas. Em relação ao modelo anterior, o teto foi rebaixado.

 

A curvatura do teto, por sua vez, está mais acentuada. O objetivo da fabricante foi melhorar a aerodinâmica, o que contribui com a redução do consumo de combustível. De acordo com informações da fabricante, o novo Caddy é até 12% mais econômico que o anterior.

 

Volkswagen Caddy tem duas versões

 

Assim como na geração passada, o novo Volkswagen Caddy é oferecido em duas versões. A de entrada, batizada apenas de Caddy, tem 4,5 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,79 m de altura.

 

A configuração de topo, Caddy Maxi, é um pouco maior. Tem 4,59 m de comprimento e 1,91 m de largura. As duas opções do utilitário têm a mesma altura.

 

A Volkswagen não revelou a capacidade de carga útil da nova geração do furgão. Mas espera-se que o volume seja superior ao da anterior, que era de 800 kg.

 

O motor é novo

 

Há três opções de motor: a diesel, gasolina e gás natural. O motor 2.0 turbodiesel do novo Volkswagen Caddy tem três versões de potência: 75 cv, 102 cv e 122 cv. E para atender as normas de emissões de poluentes na Europa, o quatro-cilindros conta com o AdBlue.

 

Esse sistema é equivalente ao SCR, sigla de Redução Catalítica Seletiva. Graças a essa solução, o Volkswagen Caddy não requer utilização do Arla 32.

 

O motor a gasolina é um quatro-cilindros de 1,5 litro e turbo que gera 116 cv de potência. A versão a gás natural comprimido (GNC) tem compressor mecânico e potência de 130 cv. (Estradão)