Governo brasileiro negocia com a Tesla para ter fábrica no Brasil

Motor 1

 

Há alguns dias começaram a aparecer notícias sobre a possibilidade da Tesla erguer uma de suas “gigafábricas” no Brasil, mas não havia qualquer elemento que comprovasse isso. Agora alguns sites começam a apresentar evidências de que a negociação existe e que a fabricante quer mesmo ter uma presença na América Latina.

 

A primeira reportagem dizia que o deputado federal Daniel Freitas conversou com Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Segundo a RevistaW3, Freitas teria identificado uma oportunidade de negócio com “uma das fabricantes automotivas mais valiosas do mundo” e teria discutido um plano para trazê-la ao Brasil.

 

No final do texto, a publicação citava como fonte a assessoria de imprensa do deputado. O político virou notícia nos últimos meses após ser acusado de violência doméstica, porém o caso foi arquivado por falta de evidências. Ser conhecido como a pessoa que trouxe a Tesla ao Brasil poderia ajudar o deputado a fazer as pessoas esquecerem das acusações.

 

Decidimos ir atrás de qualquer coisa que pudesse confirmar ou negar estas negociações entre o deputado e o ministro. O que encontramos foram estas imagens de um encontro entre Freitas e Pontes no dia 4 de fevereiro, só que as fotos não seriam da reunião sobre este assunto, apesar da RevistaW3 ter usado para ilustrar sua reportagem.

 

O usuário do Twitter CanalTeslaBrasil fez o mesmo e falou com a assessoria do deputado. Ele recebeu uma resposta de que “o contato com a empresa está na fase inicial, e que segue em sigilo, até que tenhamos informações concretas”.

 

Mas o CanalTeslaBrasil recebeu a segunda reportagem que comentamos. Ela foi publicada em 18 de fevereiro pelo site Engeplus.com e apresenta o cronograma oficial de Pontes. Checamos a informação e ela está no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, aberta para qualquer um.

 

De acordo com a agenda do ministro no site, Pontes teve uma videoconferência com Freitas, Claiton Pacheco Galdino (Secretário de Desenvolvimento Econômico de Criciúma) e Anderson Pacheco (Engenheiro Sênior de Produção da Tesla).

 

A página de Anderson Pacheco no LinkedIn confirma a identidade do engenheiro, trabalhando na cidade de Sparks, no estado norte-americano de Nevada, onde fica a primeira gigafábrica da empresa. Ele está na Tesla há mais de quatro anos e tem mestrado em Ciências. O engenheiro brasileiro formou-se exatamente em Santa Catarina, onde a Tesla supostamente iria erguer a fábrica no Brasil. Além disso, Freitas representa este mesmo estado no congresso.

 

Já Claiton Pacheco Galdino dá a dica de qual cidade iria receber esta gigafábrica, por trabalhar para a prefeitura de Criciúma, que já tem uma presença industrial forte na região e ajudaria a Tesla a ter uma proximidade com seus fornecedores e um porto a cerca de 150 km de lá, o Porto de Imbituba.

 

O Brasil nunca poderia ter uma Giga São Paulo ou Giga Rio de Janeiro, como a Alemanha tem a Giga Berlim e a China tem Giga Xangai. As duas maiores cidades brasileiras têm um problema de trânsito e um custo muito alto, o que aumentaria muito os gastos da fabricante na logística.

 

Além disso, o governo dá incentivos para projetos em cidades menores e em áreas menos desenvolvidas, como Iracemápolis, onde a Daimler fez a fábrica da Mercedes-Benz, Itirapina (para a Honda) ou Araquari, também em Santa Catarina, onde a BMW faz o Série 3.

 

InsideEVs tentou contato com Pontes e Pacheco para descobrir mais sobre os planos da Tesla para o Brasil, caso eles existam. O artigo da RevistaW3 diz que a ideia é organizar uma comitiva presidencial para visitar a fábrica da Tesla em Fremont (Califórnia) e apresentar o Brasil como o local ideal para uma linha de produção da empresa, ganhando acesso a outros mercados da América Latina. O presidente Jair Bolsonaro era do mesmo partido que o deputado Freitas.

 

Será que estes encontros irão resultar em alguma coisa? Faz muito sentido a Tesla ter uma fábrica no Brasil, porém, há problemas envolvendo impostos e os custos de operacionais para serem resolvidos de forma a fazer o país ser mais atrativo para investimentos.

 

Há um tempo o pessoal do CanalTeslaBrasil tem mandado mensagens para Elon Musk sobre as chances da Tesla operar no Brasil. Seria realmente uma ótima notícia ter a empresa vendendo seus carros por aqui de forma oficial, principalmente agora que ela pensa em criar um hatchback mais barato. Talvez isso não tenha acontecido ainda pela fabricante ter planos maiores. Será que veremos uma Giga Criciúma? (Motor 1/Gustavo Henrique Ruffo)