Volvo, Nikola e FTP iniciam fabricação de motor movido à bateria

Frota & Cia

 

A IVECO e a FPT Industrial, marcas da CNH Industrial, junto da Nikola Motor Company vão iniciar a fabricação do Nikola Tre. Sendo assim, o motor que é movido à bateria e célula de combustível começará a ser produzido na unidade da IVECO em Ulm, Alemanha, por meio da joint venture europeia.

 

Essa parceria estratégica e exclusiva do setor de caminhões para serviços pesados fez a CNH Industrial adquirir uma participação de US$ 250 milhões na Nikola, como o principal investidor da Série D.

 

Hoje, o espaço em Ulm é o núcleo de engenharia de chassi da IVECO. A região dedicou investimentos substanciais para financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área, que tem uma forte indústria automotiva e parcerias de projetos estratégicos. Portanto, significa que a fábrica vai se beneficiar da proximidade com os principais fornecedores.

 

Além disso, o governo federal alemão lançou recentemente a versão preliminar da Estratégia Nacional para o Hidrogênio. Tendo como objetivo expandir o papel de pioneirismo das empresas em relação às tecnologias de hidrogênio. Nesta estratégia, o país vai reservar um total de dois bilhões de euros para financiar programas de inovações de hidrogênio, que incluem o desenvolvimento da infraestrutura de distribuição necessária.

 

Valores, prazos e diferenciais

 

No primeiro estágio do projeto, serão investidos €40 milhões pela empresa da joint venture para aprimorar as instalações de manufatura, que vão se concentrar na montagem final do veículo. Dessa forma, a previsão é que o início da produção ocorra no primeiro trimestre de 2021, com as entregas do Nikola Tre começando no mesmo ano.

 

De acordo com Trevor Milton, CEO da Nikola Motor Company, busca um propósito de emissão zero. “O Nikola Tre está provando ser o caminhão articulado mais moderno do mundo e vai continuar definindo o padrão de veículos com emissão zero hoje e no futuro. O mundo está pronto para o transporte de cargas sem emissões e essa joint venture entre a Nikola e a IVECO será a primeira a oferecer isso.”

 

Os primeiros modelos a entrarem em produção serão os caminhões articulados elétricos a bateria 4×2 e 6×2. Os veículos têm baterias modulares e escalonáveis com capacidade para até 720 kWh. Além disso, possuem sistema de transmissão elétrico que fornece até 480 kW de energia contínua. (Frota & Cia/André Garcia)