Jeep vai ampliar fornecedores locais e produzir nova SUV em Goiana

Diário de Pernambuco

 

Pernambuco segue no foco de investimentos e crescimento da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Dentro do ciclo de aporte de RS 7,5 bilhões programado até 2024 no polo automotivo de Goiana, os projetos começam a ganhar forma. Um deles é o crescimento da produção no estado. A fábrica da Jeep de Goiana fechou 2019 com 222 mil veículos produzidos e a expectativa é chegar a 250 mil neste ano. Outra ampliação será no número de fornecedores, já que a montadora está atraindo os sistemistas para Pernambuco visando reduzir os custos da produção. Hoje são 31 e a estimativa é chegar a 50 até 2024. Também faz parte dos planos o lançamento do quarto veículo fabricado em Goiana, em 2021, um SUV de sete lugares que deve virar modelo global. Ainda está programada a reconfiguração dos três carros já produzidos em Pernambuco, o Renegade, Compass e Toro.

 

Ao longo de 2019, a capacidade instalada da fábrica de Goiana passou de 250 mil carros por ano para 280 mil. A planta passou a funcionar em três turnos em março de 2018. A expectativa é atingir a produção total de um milhão de carros em 2020, quando a unidade completa seis anos. Crescimento que se estende também à cadeia de fornecedores, com objetivo principal de reduzir os custos da produção. “Estamos buscando baixar os custos da produção e quanto mais a produção de peças chega perto, supre a parte da deficiência logística. Temos mais fornecedores para chegar no estado, mas não ficarão dentro do polo de Goiana, estarão fora”, explicou Antonio Filosa, CEO da FCA para América Latina, durante coletiva realizada em São Paulo.

 

Uma maior nacionalização também é uma meta da FCA para Pernambuco. “Dos fornecedores do polo de Goiana, 70% estão localizados no Brasil, dos quais 30% estão em Pernambuco e esperamos ampliar para quase 50% no estado. O ideal seria chegar no nível de nacionalização da planta de Betim (MG), que é de 92%, mas chegaremos a 75% no final do ciclo, o que é ótimo”, ressalta.

 

O plano de investimentos também inclui a produção do quarto modelo na planta de Goiana, um SUV de sete lugares que deve ser lançado em 2021. “Apresentamos o projeto para o próximo modelo pra Pernambuco e o que era um projeto para América Latina acabou de tornando global porque outras regiões ficaram encantadas e se interessaram em ter e produzir também”, afirma o executivo. Os três modelos que já são fabricados em Goiana passarão por uma reconfiguração. “Eles vão passar por uma profunda revitalização que inclui design, powertrain, transmissões e toda tecnologia embarcada”, detalha. Inclusive, de Pernambuco vai sair o carro conectado da Jeep. “A produção começa no final deste ano e em 2021 já veremos esses produtos”, garante.

 

Lançamentos

 

A FCA vai lançar seis modelos neste ano no Brasil, sendo o primeiro deles a nova picape Strada, em abril. Ela terá todas as configurações de cabine da atual e uma versão do modelo antigo será mantida. Filosa também informou que o país recebe esse ano a versão elétrica do Fiat 500, além da Ram 1500 no segundo semestre.  Nos planos para o Brasil também o Compass e o Renegade híbrido. “O mercado da América Latina pode ter um crescimento mínimo de 1,5%, mas o país deve ter alta de 6% nas vendas neste ano”, conclui. (Diário de Pernambuco/Luciana Morosini)