Fugitivo Ghosn luta por liberação de documentos em corte holandesa

Época Negócios/Reuters

 

Advogados de Carlos Ghosn, o ex-executivo do setor automotivo hoje foragido, solicitaram a liberação de documentos relacionados à sua demissão da Nissan Motor e da Mitsubishi Motors nesta segunda-feira em um tribunal holandês.

 

Ghosn, ex-presidente da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, foi preso no Japão em 2018, mas fugiu para o Líbano em dezembro.

 

Em julho, ele iniciou um processo judicial contra as montadoras japonesas na Holanda, argumentando que sua demissão foi ilegal.

 

A audiência desta segunda-feira no Tribunal Distrital de Amsterdã foi a primeira sessão pública do caso. Ghosn está pedindo o equivalente a 17 milhões de dólares de indenização das montadoras, que ele diz terem violado leis trabalhistas holandesas.

 

Um advogado da Nissan-Mitsubishi refutou as exigências da equipe legal de Ghosn pela liberação de documentos.

 

Os advogados de Ghosn sustentam que ele foi demitido injustamente da presidência da Nissan-Mitsubishi BV, uma entidade registrada na Holanda, porque os detalhes das alegações não foram compartilhados com ele.

 

“Nissan e Mitsubishi humilharam Ghosn publicamente”, disse o advogado Roeland de Mol à corte. “Seus relatórios e acusações nunca foram submetidos a Ghosn. Não houve o devido processo legal”. (Época Negócios/Reuters)