Abominável PCD

O Estado de S. Paulo

 

A sigla PCD vem ganhando espaço em reportagens, publicações nas redes sociais, apresentações corporativas e até mesmo em identificações pessoais. ‘Fulano de Tal (PCD)’ surge nos perfis de pessoas com deficiência, principalmente quando se trata do acesso ao trabalho ou do comércio de produtos específicos.

 

O mercado automotivo é o exemplo mais direto. A frase ‘Vendas especiais PCD’ estampa anúncios das montadoras, que sabem muito bem como as isenções de IPI, ICMS e IPVA são atrativas e mantiveram o caixa de muitas dessas empresas no azul, inclusive nas fases mais críticas da crise financeira que atinge nosso País.

 

No ambiente corporativo, tornou-se quase um crachá. ‘Vagas PCD’ aparecem em páginas de consultorias de RH, em textos sobre a Lei n° 8.213/1991, a conhecida Lei de Cotas, em palestras, seminários e debates.

 

PCD para identificar a pessoa com deficiência é abominável, a desumanização máxima, a destruição do entendimento sobre o que significa ter deficiência e conviver com impedimentos mantidos pela sociedade e seus preconceitos.

 

Contradiz tudo o que estamos conquistando com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (n° 13.146/2015) e nos arremessa de volta à cela onde a discriminação e o desconhecimento nos acorrentam.

 

Essa horrorosa nomenclatura, PCD, é a transformação da pessoa em produto, em item de série fabricado com defeito. É a referência exclusiva à deficiência, com a eliminação da persona e a extinção do indivíduo.

 

Apontar uma pessoa e identificá-la como PCD é uma agressão. Escancara, mais uma vez, a absoluta ausência de compreensão sobre o ser humano, todos os seres humanos, e suas imperfeições.

 

PCD é abominável porque afunda a pessoa em sua condição, reduz nossa complexidade a uma característica, restringe nosso universo pessoal ao que não podemos executar.

 

Sou uma pessoa com deficiência e não aceito, jamais, ser resumido, reduzido, simplificado, encapsulado numa corruptela preconceituosa, discriminatória, excludente e, acima de tudo, estúpida.

 

PCD é a PQP!!!

 

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase “VencerLimites” pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as “fakes News”. Se tiver dúvidas, verifique. (O Estado de S. Paulo/Luiz Alexandre Souza Ventura)