GM prepara fábrica para produzir SUV compacto inédito no Brasil

Revista Torque 

 

Enquanto celebra seus 95 anos de atuação no Brasil, a General Motors anuncia que está renovando sua fábrica em São Caetano do Sul (SP) “para a produção de um modelo de veículo inédito da empresa no país”, como informa o comunicado divulgado. A expectativa é que se trata do novo Tracker que, embora já seja oferecido por aqui, nunca foi fabricado nacionalmente.

 

“Será o primeiro SUV compacto da Chevrolet produzido no Brasil. Chegará às concessionárias locais até o fim do primeiro trimestre deste ano com conceitos tecnológicos inovadores relacionados à conectividade, segurança e eficiência energética”, diz Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

 

A planta em São Caetano do Sul, aliás, irá completar 90 anos de atividades em 2020, depois de ter suas instalações reformadas em todo o processo produtivo entre 2018 e 2019. As mudanças incluem um novo equipamento que movimenta os carros pela linha de montagem, ajustando-se a qualquer altura. além de um novo sistema de transporte automatizado para o sistema básico de motor, transmissão, escapamento, eixo e semieixo.

 

História da GM no Brasil

 

A GM chegou ao Brasil em 1925, montando seus modelos em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo. De lá para cá, já soma mais de 15 milhões de veículos emplacados no País. O primeiro carro nacional da marca foi o Opala, apresentado em 1968, mas essa história conta ainda com outros modelos icônicos como Chevette, D20, Monza, Kadett, Corsa, Vectra, Omega e Astra.

 

Você sabia que, além dos carros, a GM chegou a produzir paralelamente outros tipos de produtos? Entre eles estão baterias, aparelhos de ar-condicionado e até geladeiras – as famosas Frigidaire – que tiveram mais de 2 milhões de unidades produzidas dos anos 1950 a 1970.

 

Atualmente, a GM conta com três complexos industriais para a produção de veículos, motores e componentes: São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Além disso, em Joinville (SC), fabrica motores e cabeçotes de alumínio; em Mogi das Cruzes (SP) produz componentes estampados e peças; em Sorocaba (SP) possui um centro logístico e em Indaiatuba (SP) fica localizado o seu campo de provas. Para completar, há um Centro Tecnológico em São Caetano do Sul (SP). (Revista Torque/Anamaria Rinaldi)